Brasil
BC diz que é cedo para medir impactos da guerra entre Irã e Israel na economia
O Banco Central (BC) divulgou nesta terça-feira (24/6) a ata da reunião de junho do Comitê de Política Monetária (Copom). No documento, o Copom destaca que o cenário internacional permanece “desafiador e muito incerto”.
O conflito militar no Oriente Médio, entre Irã e Israel, e suas potenciais repercussões no mercado de petróleo aumentam a insegurança sobre as perspectivas externas. Contudo, ainda não há condições para afirmar qual será o tamanho dos impactos na economia brasileira.
Nos últimos dias, a guerra entre Irã e Israel teve escalada de hostilidades, com troca de ataques e intervenção dos Estados Unidos, que atingiram instalações nucleares iranianas recentemente. Um acordo de cessar-fogo foi anunciado, porém Israel acusou o Irã de descumprir a trégua, o que foi negado por Teerã.
Tarifas e política fiscal dos EUA
Outro elemento que contribui para o cenário externo complicado é a indefinição sobre a política fiscal dos Estados Unidos. O Copom comentou que não há clareza sobre o caminho fiscal adotado, incluindo o volume de estímulos e a consolidacão fiscal futura.
O Banco Central avalia que a redução parcial das tarifas implementadas pelo governo do presidente Donald Trump trouxe alguma melhora ao ambiente global, entretanto, isso não foi suficiente para alterar o quadro de incerteza externa.
“O comitê observou que algumas mudanças indicam uma possível melhora no cenário mundial, como a diminuição parcial das tarifas, mas mantém a avaliação predominante de um ambiente global ainda instável e incerto”, afirma o documento.
Além disso, o grupo reafirma que o choque de incerteza pode ser significativo para a economia.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login