Economia
BC diz que governança do BRB falhou em identificar fraude
Em depoimento à Polícia Federal em dezembro de 2025, o diretor de fiscalização do Banco Central, Ailton Aquino, afirmou que houve uma falha na governança do BRB, que não conseguiu identificar a fraude envolvendo créditos do Master transferidos ao Banco Regional de Brasília.
“Como auditor de carreira, aplicando técnicas, tenho certeza de que a governança do BRB deveria ter detectado as fraudes. Não tenho dúvidas disso. É possível identificar a existência ou não desses créditos. Foi uma falha na governança do BRB, tanto que a equipe de supervisão fez diversas perguntas ao BRB em vários ofícios de auditoria sobre a aquisição desses créditos”, declarou Ailton Aquino à Polícia Federal.
O depoimento foi solicitado pelo ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF). Em cerca de uma hora, Ailton Aquino explicou que a transferência de um volume grande de créditos do Master para o BRB chamou atenção da autoridade monetária, já que o banco Master enfrentava uma crise de liquidez na época.
“O banco Master não possuía mais ativos líquidos para cumprir suas obrigações. A questão central é como alguém sem liquidez poderia criar tantos créditos para passar ao BRB? Isso é ilógico e causa alerta”, afirmou.
Ailton Aquino ressaltou que a crise de liquidez do Master estava evidente e que o banco já estava sujeito a uma exigência do Banco Central para manter recursos mínimos de reserva, chamada de compulsório. Simplificando, esse é um valor que os bancos precisam deixar guardado no Banco Central para garantir estabilidade financeira.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login