Conecte Conosco

Economia

BC lança ferramenta para impedir abertura de contas falsas

Publicado

em

Banco Central (BC) anunciou hoje um novo sistema que permite a pessoas e empresas bloquearem a criação de contas bancárias em seus nomes para conter o aumento de fraudes envolvendo uso indevido de dados pessoais.

Chamado BC Protege+, o recurso funciona bloqueando a abertura de contas vinculadas ao CPF ou CNPJ do usuário que tenha ativado a proteção. Isso se aplica a contas correntes, poupança e contas pré-pagas, mesmo em bancos onde a pessoa já é cliente.

Para usar o Protege+, o usuário acessa sua área segura no Meu BC usando uma conta gov.br com nível prata ou ouro, ativando o bloqueio instantaneamente. Assim, quando um banco tenta abrir conta, ele precisa consultar o sistema e caso a proteção esteja ativa, a abertura será negada e o cliente avisado.

O usuário pode desativar o bloqueio para abrir uma conta e definir quando a proteção volta automaticamente. O sistema também fornece histórico das tentativas de abertura para acompanhamento.

Empresas podem solicitar proteção por meio de sócios ou representantes legais cadastrados no gov.br, sendo necessário que todos os responsáveis tenham a proteção desativada para abertura de conta empresarial.

O BC destaca que, apesar da proteção ajudar a evitar contas fraudadas, as instituições financeiras continuam obrigadas a seguir protocolos rigorosos de confirmação de identidade e segurança para proteger os clientes.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados