Economia
BC Protege+ evita 111 mil fraudes em um mês
Em pouco mais de um mês em operação, o serviço BC Protege+ impediu 111 mil tentativas de fraudes na abertura de contas bancárias.
De acordo com o último relatório divulgado pela instituição, 545 mil usuários ativaram essa proteção, enquanto as instituições financeiras realizaram 33 milhões de verificações no sistema para avaliar pedidos de abertura de contas ou inclusão de titulares.
Esses dados referem-se ao período até a tarde de terça-feira, dia 6. Lançado no começo de dezembro, o BC Protege+ oferece gratuitamente uma camada extra de segurança para proteger tanto pessoas quanto empresas contra fraudes envolvendo contas-correntes, poupanças e contas de pagamento pré-pagas.
Como funciona o BC Protege+
- Ao ativar o serviço, o usuário informa oficialmente que não deseja abrir novas contas ou ser adicionado como titular ou representante em contas de terceiros.
- Antes de abrir qualquer conta, as instituições financeiras são obrigadas a consultar o sistema para confirmar essa informação.
- Esse mecanismo atua como uma proteção adicional contra fraudes de identidade e evita que serviços financeiros sejam contratados com contas abertas ilegalmente em nome do usuário ou da empresa.
Passo a passo para ativar o BC Protege+
- Entre na área restrita do Meu BC, utilizando a Conta gov.br com nível prata ou ouro e com autenticação em duas etapas ativada;
- Localize o serviço BC Protege+ e ative a proteção;
- Funcionários de empresas cadastradas no gov.br também podem ativar a proteção em nome da organização.
Uma vez ativada, essa escolha é registrada no sistema e automaticamente comunicada às instituições financeiras sempre que consultam os dados do cliente.
Desativação para abertura de contas
Se o usuário quiser abrir uma nova conta ou ser incluído como titular em contas de terceiros, deverá acessar o BC Protege+ novamente para desativar temporariamente a proteção.
O Banco Central recomenda agendar uma data para reativação automática da proteção, garantindo a continuidade da segurança após o procedimento.
O serviço não tem custo e pode ser ativado ou desativado em qualquer momento, conforme a necessidade do usuário.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login