Conecte Conosco

Economia

BC Protege+ impede 3.170 tentativas de contas falsas

Publicado

em

Em apenas três dias desde seu lançamento, o BC Protege+ conseguiu bloquear 3.170 tentativas de criação de contas fraudulentas. De acordo com o último relatório divulgado pelo Banco Central, 193,8 mil usuários já ativaram esse mecanismo de proteção, enquanto as instituições financeiras realizaram 3,04 milhões de consultas ao sistema para checar solicitações de abertura ou inclusão de titulares em contas.

Os dados foram coletados até às 17h45 de quarta-feira (3). Lançado na segunda-feira (1º), o BC Protege+ é um serviço gratuito criado para proteger cidadãos e empresas contra fraudes na abertura de contas-corrente, contas poupança e contas de pagamento pré-pagas.

Ao ativar o sistema, o usuário declara formalmente que não deseja abrir novas contas nem ser incluído como titular ou representante em contas de terceiros. As instituições financeiras são obrigadas a consultar esse sistema antes de abrir qualquer conta.

Esse recurso adiciona uma camada extra de segurança para prevenir fraudes de identidade e impedir que produtos financeiros sejam contratados em contas criadas ilegalmente em nome de pessoas ou empresas.

Como ativar

  • Acesse a área restrita do Meu BC usando uma conta gov.br de nível prata ou ouro com verificação em duas etapas habilitada;
  • Encontre o serviço BC Protege+ e ative a proteção;
  • Colaboradores de empresas cadastradas no gov.br podem também ativar a proteção em nome da organização.

A escolha do usuário é registrada no sistema e comunicada automaticamente às instituições financeiras ao consultarem os dados do cliente.

Como desativar

Se o usuário quiser abrir uma conta ou ser incluído em uma de terceiros, ele deve acessar o BC Protege+ novamente para desativar temporariamente a proteção. O Banco Central recomenda agendar uma reativação automática para garantir que a segurança seja restabelecida após o procedimento.

O serviço é totalmente gratuito e pode ser ativado ou desativado a qualquer momento.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados