Mundo
Belém celebra o Natal com alegria após período de paz em Gaza
Ao som de tambores, jovens palestinos desfilaram nesta quarta-feira (24) pelas ruas de Belém, marcando o início do primeiro Natal comemorado com festividade após dois anos de conflitos na Faixa de Gaza.
Durante a guerra iniciada em outubro de 2023 com o ataque do Hamas a Israel, os Natais em Belém — cidade histórica onde, segundo a tradição cristã, nasceu Jesus Cristo — foram marcados por um clima sombrio.
Porém, nesta quarta-feira (24), as comemorações retornaram com intensidade àquela cidade na Cisjordânia ocupada, enquanto a trégua ainda vigora na Faixa de Gaza, onde centenas de milhares sobrevivem em condições precárias, enfrentando frio e chuvas em abrigos temporários.
Cristãos de todas as idades se dirigiram à Praça da Manjedoura, onde muitos observavam a festa das varandas do prédio municipal.
Cento e tantas pessoas participaram do desfile do grupo escoteiro salesiano pela estreita Rua da Estrela. Milagros Anstas, 17 anos, vestindo o uniforme azul e amarelo, disse: “Você sente que o Natal chegou de verdade” e acrescentou: “É um dia cheio de alegria, pois antes não conseguíamos celebrar devido à guerra”.
Cristãos de todas as faixas etárias se reuniram na Praça da Manjedoura no centro da cidade, enquanto espectadores assistiam nas sacadas do edifício municipal e ouviam canções natalinas.
Uma grande árvore de Natal, decorada em vermelho e dourado, iluminava ao lado da Igreja da Natividade.
A basílica construída no século IV está situada sobre uma gruta onde se acredita que Jesus nasceu, há mais de dois mil anos.
O papa Leão XIV, em um apelo feito ontem, pediu uma trégua global por um dia em razão do Natal. O pontífice declarou na residência de Castel Gandolfo, próxima a Roma: “Renovo meu pedido a todas as pessoas de boa vontade para que respeitem pelo menos um dia de paz durante a festividade do nascimento do nosso Salvador”.
Leão XIV celebrará hoje sua primeira missa de Natal no Vaticano, às 20h30 GMT (17h30 horário de Brasília), na Basílica de São Pedro.
Desejo de renovação
A cidade de Belém optou por reduzir as celebrações natalinas enquanto a guerra devastava a Faixa de Gaza, território palestino no litoral, separado da Cisjordânia por Israel.
O cessar-fogo, mediado pelos Estados Unidos entre Israel e o Hamas e iniciado em outubro, interrompeu os combates de grande escala em Gaza; entretanto, muitos moradores ainda enfrentam graves dificuldades, tendo perdido residências e familiares.
O cardeal Pierbattista Pizzaballa, patriarca latino de Jerusalém, chegou a Belém para presidir a tradicional Missa do Galo na Basílica da Natividade. Ele afirmou: “Queremos um Natal iluminado este ano, pois é isso que precisamos, depois de dois anos de escuridão”, antes da cerimônia.
Pizzaballa visitou a Faixa de Gaza no último fim de semana e celebrou uma missa de Natal na paróquia da Sagrada Família em Gaza.
O patriarca contou à multidão que presenciou uma “situação catastrófica” no território palestino, mas também observou resiliência e uma “vontade de viver”: “Mesmo em meio à adversidade, eles conseguem celebrar”.
Os moradores de Belém, cuja economia depende quase exclusivamente do turismo, esperam que o retorno das festividades natalinas traga vida à cidade e atraia mais visitantes. Recentemente, peregrinos cristãos começaram a retornar lentamente à cidade sagrada.
Carmelina Piedimonte, que veio da Itália, disse que ver as celebrações natalinas na Cisjordânia ocupada lhe trouxe esperança: “Se há amor no coração, é possível um mundo sem guerra”.
Para Ursula Whalen, do estado norte-americano da Carolina do Norte, passar o Natal em Belém é “o sonho de uma vida inteira”.
Celebrações na Síria
Em Damasco, Síria, os cristãos celebraram decorando a Cidade Velha com luzes festivas para tentar afastar as preocupações. Em junho, um ataque terrorista matou várias pessoas em uma igreja local.
A estudante Loris Aasaf, 20 anos, disse: “A Síria merece alegria; que sejamos felizes e tenhamos esperança por um futuro melhor”.
Tradição do Papai Noel
O site Flightradar24, entre outros, retomou a prática anual de mostrar em tempo real o percurso do Papai Noel, exibindo seu trenó percorrendo o caminho do Polo Norte para entregar presentes ao redor do mundo.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login