Mundo
Biden inicia radioterapia contra câncer de próstata

O ex-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, está em tratamento com radioterapia e terapia hormonal para enfrentar um câncer de próstata, conforme informou um porta-voz à AFP neste sábado (11).
Com 82 anos, o ex-mandatário renunciou à sua candidatura à reeleição em 2024 por questões de saúde. Em maio, revelou que tinha um câncer de próstata agressivo com disseminação para os ossos.
O câncer foi classificado com uma pontuação 9 na escala de Gleason — que mede a gravidade dos tumores da próstata numa escala até 10 — segundo o gabinete do ex-presidente.
Segundo o porta-voz, “Joe Biden está realizando radioterapia e tratamento hormonal como parte do seu plano para combater o câncer de próstata.”
Radioterapia
A radioterapia utiliza ondas ou partículas de alta energia para eliminar células cancerígenas, conforme explica a Sociedade Americana do Câncer.
Este tratamento é indicado para diferentes estágios do câncer de próstata.
A terapia hormonal tem como propósito diminuir os níveis de hormônios masculinos, chamados andrógenos, ou inibir seu efeito no crescimento das células tumorais.
Contexto do diagnóstico
Após receber a notícia do diagnóstico em maio, o atual presidente dos EUA, Donald Trump, comentou que o caso de Biden já era conhecido há algum tempo.
Em junho, Trump solicitou uma investigação sobre pessoas próximas ao ex-presidente, suspeitando de ocultação do estado físico e mental dele.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login