Economia
Bitcoin cai após alta recorde com lucro dos investidores

O bitcoin apresentou queda nesta terça-feira (15) enquanto os investidores realizam lucros depois da criptomoeda atingir picos históricos na segunda-feira (14). O mercado também reage ao índice de preços ao consumidor (CPI) dos EUA, que ficou conforme as expectativas, e às novidades na regulamentação do setor pelo governo norte-americano.
Por volta das 16h00 (horário de Brasília), o bitcoin registrava queda de 2,03%, cotado a US$ 117.374,97. O ethereum, por sua vez, avançava 2,77%, alcançando US$ 3.070,62, conforme dados da Binance.
O recente impulso do bitcoin decorreu do otimismo em relação a possíveis avanços nas regras para ativos digitais nos EUA, que podem favorecer políticas pró-criptomoedas defendidas por Donald Trump, segundo análise do Tickmill Group.
O presidente dos EUA tem pressionado os membros republicanos da Câmara dos Representantes para aprovarem um projeto de lei sobre ativos digitais. Segundo Trump, o projeto, chamado Genius Act, colocaria os Estados Unidos na liderança mundial no setor. Ele afirmou em post na Truth Social que todos os republicanos devem apoiar a proposta.
A votação está prevista para esta tarde, conforme declarou o próprio presidente. Trump destacou que a Câmara vai votar em breve um projeto importante para tornar os EUA a potência número um em ativos digitais.
Apesar da realização de lucros no curto prazo, a recuperação do bitcoin pode ter continuidade, avalia Hina Joshi, diretora de ativos digitais da TP ICAP. Instituições financeiras acreditam que o Federal Reserve (Fed) possa reduzir as taxas de juros ainda este ano, o que tenderia a favorecer ativos de risco.
O mercado já incorpora uma redução total de 50 pontos-base nas taxas do Fed até dezembro, conforme a ferramenta de análise do CME Group.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login