Conecte Conosco

Economia

Black Friday supera Natal no varejo em 2025, diz IBGE

Publicado

em

A queda de 0,4% nas vendas do comércio varejista brasileiro em dezembro, comparado a novembro, foi atribuída a uma “Black Friday mais forte que o Natal” em 2025, conforme avaliação de Cristiano Santos, gerente da Pesquisa Mensal do Comércio no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“Nas promoções de novembro, muitas pessoas antecipam suas compras para o Natal”, explicou o pesquisador, indicando um comportamento de antecipação nas compras de fim de ano.

O recuo nas vendas de dezembro ocorreu após um recorde histórico de vendas em novembro de 2025, o que dificultou superar um elevado patamar de comparação, destacou Santos.

“Dezembro enfrenta um efeito de base elevado. Novembro foi o ponto mais alto da série, então é mais complicado alcançar novo crescimento no volume”, comentou Santos. “O comércio vinha de um ano muito forte em 2024, o que eleva o desafio de crescimento em 2025”.

Entre os fatores que estimularam o consumo no varejo, o pesquisador apontou o mercado de trabalho aquecido, caracterizado pelo aumento do emprego e da massa salarial, além da ampliação do crédito para pessoas físicas.

Outros elementos que contribuíram para o bom desempenho do comércio em 2025 foram a estabilização temporária da inflação em alguns meses e a valorização do real frente ao dólar, refletindo especialmente no setor de equipamentos de informática e comunicação.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados