Mundo
Blue Origin pausa turismo – espacial para focar retorno à Lua
A Blue Origin, empresa espacial do bilionário Jeff Bezos, anunciou nesta sexta-feira (30) que fará uma pausa temporária nos voos de seu foguete destinado ao turismo espacial para concentrar mais recursos em seus projetos lunares.
A companhia comunicou que suspenderá as operações do foguete New Shepard por pelo menos dois anos, com o objetivo de acelerar o avanço das capacidades humanas da empresa para exploração lunar.
O New Shepard é um foguete reutilizável que já levou dezenas de pessoas até a linha de Kármán, reconhecida como o limite oficial entre a atmosfera terrestre e o espaço exterior.
Esta decisão mostra o compromisso da Blue Origin em contribuir para o objetivo nacional de retornar à Lua e estabelecer uma presença permanente no satélite natural da Terra.
Além disso, a empresa planeja competir no mercado de voos orbitais, onde a SpaceX, do Elon Musk, já atua. No ano passado, a Blue Origin realizou com sucesso dois voos orbitais não tripulados com o foguete New Glenn, mais potente que o New Shepard.
Ainda para 2025, a Nasa abriu licitações para uma missão lunar que faz parte da terceira fase do programa Artemis. A Blue Origin é a contratada para a quinta missão do programa, que envolve um investimento bilionário.
Durante o segundo mandato do presidente Donald Trump, houve um aumento da pressão sobre a Nasa para acelerar o envio de missões tripuladas à Lua, enquanto a China também reforça seus esforços nessa área.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login