Brasil
BNDES apoia construção de 6 navios para Petrobras
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou um financiamento de R$ 1,981 bilhão para que a Bram Offshore Transportes Marítimos construa seis embarcações híbridas destinadas ao apoio marítimo na produção offshore de petróleo e gás. Essas embarcações serão fretadas pela Petrobras, conforme anúncio realizado pelo banco nesta quarta-feira (21).
O investimento ocorre logo após a assinatura, pela estatal e com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de contratos para a expansão de sua frota própria, incluindo gaseiros, barcaças e empurradores, no estaleiro Ecovix, localizado no Rio Grande do Sul, no valor de R$ 2,8 bilhões.
As embarcações financiadas pelo BNDES são resultado de contratos de afretamento da Petrobras por 12 anos e serão utilizadas para transportar suprimentos entre plataformas de perfuração e produção no mar e as bases em terra. A construção ocorrerá no Estaleiro Navship, situado em Navegantes, na Região Metropolitana da Foz do Rio Itajaí, Santa Catarina.
Esses navios possuem propulsão híbrida diesel-elétrica, equipados com baterias capazes de manter as embarcações em posição por um período determinado sem outra fonte de energia. Além disso, terão conectores elétricos para receber energia diretamente do porto durante o atracamento.
Aloizio Mercadante, presidente do BNDES, destacou que o apoio financeiro contribui para a modernização do parque nacional de estaleiros, com a produção de embarcações que utilizam tecnologia limpa, reduzindo emissões de gases de efeito estufa.
Os recursos destinados são provenientes do Fundo da Marinha Mercante (FMM). A Bram pretende adquirir seis embarcações da classe PSV 5000 até julho de 2028. O projeto prevê a criação de aproximadamente 620 empregos diretos no estaleiro durante a construção e 190 vagas diretas na fase operacional.
O anúncio foi realizado no Estaleiro Navship pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, durante evento que contou com a presença da diretora de Infraestrutura e Mudança Climática do BNDES, Luciana Costa.
Para o ministro Silvio Costa Filho, esse tipo de investimento reflete a estabilidade econômica atual do país, impulsionando a geração de empregos e fortalecendo a economia.
A Bram Offshore Transportes Marítimos Ltda, parte do grupo americano Edison Chouest, atua no Brasil desde 1991. É atualmente a maior empresa de apoio offshore no país, com uma frota de 77 embarcações em operação.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login