Economia
BNDES investe R$ 350 milhões em locomotivas híbridas e vagões-tanque da Rumo
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) liberou R$ 350 milhões, financiados pelo Fundo Clima, para que a Rumo, uma empresa privada de ferrovias de carga, adquira seis locomotivas híbridas e mais de 160 vagões-tanque.
Esse investimento visa melhorar a logística ferroviária para biocombustíveis, especialmente o etanol de milho, na região Centro-Oeste.
Com essa iniciativa, a capacidade de transporte será aumentada em 928 mil metros cúbicos por ano, o que representa um crescimento de 32% no volume de biocombustíveis transportados pela empresa em 2024.
As locomotivas híbridas possuem motores que usam tanto combustão quanto energia elétrica, proporcionando uma maior eficiência energética.
De acordo com o BNDES, ao substituir o transporte por caminhões pelo ferroviário e adotar a tecnologia híbrida, o projeto estima uma diminuição de 62,3 mil toneladas de CO2 ao ano.
Aloizio Mercadante, presidente do BNDES, mencionou que:
“A tração híbrida é a solução tecnológica mais eficaz para descarbonizar a matriz ferroviária rapidamente, devido ao seu menor custo de implementação e menor necessidade de obras civis complexas, destacando a inovação do projeto.”
Natália Marcassa, vice-presidente da Rumo, destacou a importância do investimento:
“Fortalecer o modal ferroviário é essencial para o avanço da descarbonização da matriz de transporte no longo prazo e para consolidar a liderança do país em cadeias produtivas que demandam uma logística eficiente e sustentável, capaz de transportar grandes volumes por longas distâncias.
Investir mais na ferrovia, com financiamentos acessíveis como o Fundo Clima, reconhece e valoriza os benefícios ambientais deste modal e sua importância estratégica para a economia nacional. Estamos avançando significativamente.”

Você precisa estar logado para postar um comentário Login