Mundo
Bolívia rejeita acusação de país falido feita por Boluarte

O governo do presidente Luis Arce da Bolívia convocou nesta terça-feira (29) o encarregado de negócios do Peru em La Paz para manifestar sua forte desaprovação às declarações consideradas “inadmissíveis” da presidente Dina Boluarte, que classificou a Bolívia como um “Estado falido”.
Em sua recente fala ao Congresso, Dina Boluarte afirmou que, sem sua administração, o Peru teria enfrentado uma grave crise econômica.
“Estaríamos em um país sem investimentos, com poucas obras realizadas, aumento da pobreza, a caminho de nos tornarmos um país falido, parecido com Cuba, Venezuela ou Bolívia, entre outros”, declarou a presidente peruana.
O vice-chanceler boliviano, Elmer Catarina, em entrevista coletiva, afirmou que a Bolívia, por meio do diplomata peruano Carlos Montoya, apresentou uma rejeição firme a essas declarações ofensivas.
Desde o final de 2022, Bolívia e Peru mantêm as relações diplomáticas limitadas, sem embaixadores nas respectivas capitais, após a então vice-presidente Dina Boluarte assumir o governo peruano, sucedendo o ex-presidente de esquerda Pedro Castillo, que foi destituído e preso depois de tentar dissolver o Congresso peruano.
Naquela ocasião, o governo de Luis Arce declarou que não reconhecia o novo governo peruano, uma posição compartilhada por México, Argentina e Colômbia.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login