Mundo
Bolsa Birkin da Hermès é vendida por R$ 55 milhões

A primeira bolsa Birkin da Hermès, criada especialmente para Jane Birkin em 1984, foi arrematada nesta quinta-feira (10) por 8,582 milhões de euros, equivalente a quase 55 milhões de reais, conforme informado pela Sotheby’s em seu site.
Esta icônica bolsa de couro preta, que deu origem a uma das bolsas mais reconhecidas e valiosas do planeta, foi o destaque da venda denominada “Ícones da Moda”.
O leilão aconteceu no último dia da Semana de Alta-Costura de Paris.
Este protótipo histórico, feito artesanalmente e gravado com as iniciais J.B., apresenta características únicas: seu tamanho maior, anéis metálicos fechados, alça fixa e até um cortador de unhas embutido.
A inspiração para a criação da bolsa veio durante um voo de Paris a Londres.
A cantora e atriz inglesa, que faleceu em 2023, reclamou para seu vizinho da dificuldade em achar uma bolsa prática para suas necessidades como mãe jovem.
Esse vizinho era Jean-Louis Dumas, então diretor da Hermès.
Assim, nasceu, em 1984, a bolsa desenhada com cuidado, incluindo um bolso especial para mamadeira, batizada de Birkin.
Quarenta anos depois, essa peça de couro se transformou no símbolo máximo da marca francesa de artigos de couro.
Produzida em quantidades limitadas, a bolsa representa exclusividade e luxo.
Os preços variam muito: desde alguns milhares de dólares pelos modelos simples até centenas de milhares pelos mais sofisticados.
Este exemplar tornou-se o mais caro já arrematado, e o objeto de luxo mais valioso vendido em leilão na Europa, garantiu a Sotheby’s.
A última bolsa Hermès que bateu recorde em leilão foi uma modelo Kelly em couro de crocodilo, vendida por 513 mil euros (cerca de 3,2 milhões de reais) em novembro de 2021.
“Estou maravilhada com o resultado, mas como colecionadora apaixonada, sinto-me profundamente emocionada”, comentou a dona da bolsa Birkin, identificada como Catherine B., no comunicado da Sotheby’s.
“Essa lembrança me fez reviver minha intensa disputa de lances há 25 anos, e a sensação indescritível de conquistar essa peça incrível”, completou.
Birkin foi companheira do cantor francês Serge Gainsbourg e mãe da atriz Charlotte Gainsbourg. Sua família é uma das mais respeitadas do meio intelectual parisiense.
Jane Birkin carregava a bolsa Hermès para todos os lugares e até aderia adesivos de entidades que apoiava, como Médicos do Mundo e Unicef.
No entanto, o leilão suscitou protestos de ativistas pelos direitos dos animais: do lado de fora, um manifestante da Peta exibiu uma cabeça falsa e sangrenta de vaca, junto a uma placa em forma de bolsa com a frase “Aqui está o resto da sua Birkin”.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login