Conecte Conosco

Economia

Bolsa cai por receio com setor de inteligência artificial

Publicado

em

A Bolsa de Valores de Nova York encerrou o pregão de quarta-feira (17) em queda, pressionada pelas dívidas acumuladas pelas companhias que atuam com inteligência artificial (IA) e pelos altos valores de suas ações.

O índice Nasdaq, focado em tecnologia, caiu 1,81%. O Dow Jones recuou 0,47%, enquanto o S&P 500 teve queda de 1,16%.

José Torres, da Interactive Brokers, comentou: “A queda acentuada das ações do setor tecnológico influencia negativamente os principais índices.”

Art Hogan, da B. Riley Wealth Management, declarou à AFP que “os investidores estão mais cautelosos, buscando identificar os reais vencedores na corrida da inteligência artificial.”

Após um período de otimismo que levou a bolsa americana a atingir recordes nos últimos dois anos, o entusiasmo em relação à IA diminuiu um pouco com preocupações sobre as exageradas valorizações de algumas empresas.

Nos últimos dias, várias empresas foram duramente afetadas, como a fabricante de chips Broadcom, que caiu 4,48% fechando a 326,02 dólares, e a gigante de computação em nuvem Oracle, que teve recuo de 5,41%, terminando a 178,45 dólares. Isso reflete o receio dos investidores de que os altos investimentos dessas companhias possam não ser lucrativos.

Outras empresas de destaque no setor também fecharam em queda: Nvidia (-3,81%), Alphabet (-3,21%) e Intel (-3,38%). A Micron, que divulgará resultados após o fechamento, teve uma baixa de 2,93%.

Hogan assegura que “isto não indica que o desenvolvimento da inteligência artificial esteja próximo do fim, mas sim que os investidores estão mais criteriosos.”

Os operadores aguardam os dados do Índice de Preços ao Consumidor (CPI) de novembro nos Estados Unidos, que serão divulgados antes da abertura do mercado na quinta-feira.

Hogan aponta que “é provável que esses números não tenham grande impacto, a menos que haja uma divergência significativa do esperado.”

A Warner Bros Discovery (WBD) caiu 2,39% após rejeitar a proposta de compra da concorrente Paramount Skydance, que recuou 5,42%, preferindo a oferta da Netflix, que avançou 0,23%.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados