Conecte Conosco

Mundo

Bolsa de NY fecha em baixa com cautela por tensão global, dados e Fed

Publicado

em

As bolsas de Nova York encerraram o pregão desta quarta-feira (14) com quedas, refletindo a apreensão criada pela tensão geopolítica envolvendo o Irã, além de indicadores econômicos americanos e expectativas sobre os juros do Federal Reserve (Fed). O dia também foi marcado pela divulgação de resultados de bancos.

O Dow Jones caiu 0,09%, fechando em 49.149,63 pontos, enquanto o S&P 500 recuou 0,53%, terminando aos 6.926,97 pontos, e o Nasdaq caiu 1,00%, aos 23.471,75 pontos.

O presidente dos EUA, Donald Trump, moderou o discurso contra o Irã ao dizer que foi informado sobre a suspensão das execuções de manifestantes pelo regime de Teerã, condição para evitar um ataque americano. A preocupação geopolítica dominou o mercado desde a abertura, e sua declaração gerou reação apenas nas ações de empresas petrolíferas, que diminuíram os ganhos em sintonia com o petróleo.

Antes disso, os papéis da Chevron e Exxon Mobil chegaram a subir quase 4%, após notícias sobre a possível concessão de operações na Venezuela e a liberação da venda de petróleo para os EUA. As ações fecharam em alta de 2,12% e 2,93%, respectivamente.

Donald Trump também rejeitou as críticas do CEO do JPMorgan Chase, Jamie Dimon, sobre a investigação do Departamento de Justiça no Fed, afirmando que ele estava errado ao sugerir que a independência do banco central está ameaçada. Entre os bancos, o Citigroup, Bank of America e Wells Fargo tiveram perdas de 3,36%, 3,71% e 4,61%, respectivamente, após resultados corporativos que desapontaram o mercado.

A Tesla caiu 1,80% após o anúncio do CEO Elon Musk de que a montadora deixará de vender o sistema Full Self-Driving a partir de 14 de fevereiro, oferecendo-o somente como assinatura mensal. A Netflix começou o dia em alta, mas terminou com queda de 1,98%, apesar de notícias sobre uma nova oferta em dinheiro pela Warner Bros. Discovery, que subiu 0,80%.

A Nvidia caiu 1,44%, após o governo dos EUA informar que a empresa precisa atender a novos requisitos de segurança para exportar seus chips de inteligência artificial H200 para a China. Essa movimentação acompanhou a fuga mais ampla das ações de tecnologia, afetando as chamadas Sete Magníficas, com quedas para Meta (2,46%), Amazon (2,43%) e Microsoft (2,37%).

Quanto à economia, a Capital Economics destacou que o avanço nas taxas anuais do índice de preços ao produtor (PPI) e do núcleo em novembro não deve causar grande preocupação ao Fed. Investidores também acompanharam a alta nas vendas no varejo americano em novembro e o Livro Bege do Fed, que indicou expansão moderada da atividade econômica na maioria dos distritos.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados