Mundo
Bolsa de NY fecha em baixa com cautela por tensão global, dados e Fed
As bolsas de Nova York encerraram o pregão desta quarta-feira (14) com quedas, refletindo a apreensão criada pela tensão geopolítica envolvendo o Irã, além de indicadores econômicos americanos e expectativas sobre os juros do Federal Reserve (Fed). O dia também foi marcado pela divulgação de resultados de bancos.
O Dow Jones caiu 0,09%, fechando em 49.149,63 pontos, enquanto o S&P 500 recuou 0,53%, terminando aos 6.926,97 pontos, e o Nasdaq caiu 1,00%, aos 23.471,75 pontos.
O presidente dos EUA, Donald Trump, moderou o discurso contra o Irã ao dizer que foi informado sobre a suspensão das execuções de manifestantes pelo regime de Teerã, condição para evitar um ataque americano. A preocupação geopolítica dominou o mercado desde a abertura, e sua declaração gerou reação apenas nas ações de empresas petrolíferas, que diminuíram os ganhos em sintonia com o petróleo.
Antes disso, os papéis da Chevron e Exxon Mobil chegaram a subir quase 4%, após notícias sobre a possível concessão de operações na Venezuela e a liberação da venda de petróleo para os EUA. As ações fecharam em alta de 2,12% e 2,93%, respectivamente.
Donald Trump também rejeitou as críticas do CEO do JPMorgan Chase, Jamie Dimon, sobre a investigação do Departamento de Justiça no Fed, afirmando que ele estava errado ao sugerir que a independência do banco central está ameaçada. Entre os bancos, o Citigroup, Bank of America e Wells Fargo tiveram perdas de 3,36%, 3,71% e 4,61%, respectivamente, após resultados corporativos que desapontaram o mercado.
A Tesla caiu 1,80% após o anúncio do CEO Elon Musk de que a montadora deixará de vender o sistema Full Self-Driving a partir de 14 de fevereiro, oferecendo-o somente como assinatura mensal. A Netflix começou o dia em alta, mas terminou com queda de 1,98%, apesar de notícias sobre uma nova oferta em dinheiro pela Warner Bros. Discovery, que subiu 0,80%.
A Nvidia caiu 1,44%, após o governo dos EUA informar que a empresa precisa atender a novos requisitos de segurança para exportar seus chips de inteligência artificial H200 para a China. Essa movimentação acompanhou a fuga mais ampla das ações de tecnologia, afetando as chamadas Sete Magníficas, com quedas para Meta (2,46%), Amazon (2,43%) e Microsoft (2,37%).
Quanto à economia, a Capital Economics destacou que o avanço nas taxas anuais do índice de preços ao produtor (PPI) e do núcleo em novembro não deve causar grande preocupação ao Fed. Investidores também acompanharam a alta nas vendas no varejo americano em novembro e o Livro Bege do Fed, que indicou expansão moderada da atividade econômica na maioria dos distritos.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login