Conecte Conosco

Economia

Bolsa Europeia fecha em alta impulsionada por setores de defesa e tecnologia

Publicado

em

As bolsas europeias encerraram o dia em alta nesta segunda-feira, 20, graças ao desempenho dos setores de defesa, tecnologia e recursos naturais, recuperando parte das perdas da semana anterior. Os investidores permanecem atentos às preocupações sobre o conflito na Ucrânia, o setor bancário e a continuidade da paralisação parcial do governo dos EUA, que já é a terceira mais longa da história do país.

Perto do fechamento, o índice Stoxx 600 avançava 1,07%, atingindo 572,31 pontos. Em Londres, o FTSE 100 subiu 0,52%, fechando em 9.403,57 pontos. Frankfurt registrou alta de 1,93% no DAX, que chegou a 24.291,19 pontos.

Na Itália, o FTSE MIB cresceu 1,52%, alcançando 42.392,36 pontos. Em Espanha, o Ibex 35 aumentou 1,46%, chegando a 15.828,30 pontos, enquanto em Lisboa, o PSI 20 subiu 0,71%, com 8.325,18 pontos. Os valores são preliminares.

A baixa expectativa de acordo de paz entre Ucrânia e Rússia a curto prazo impulsionou o crescimento das ações do setor de defesa na Europa após um encontro tenso entre os presidentes Donald Trump e Volodimir Zelenski.

De acordo com o JPMorgan, “espera-se que o conflito se estenda até 2026”, indicando que Trump provavelmente não conseguirá um cessar-fogo como ocorreu em Gaza. O índice europeu de defesa subiu 2,5%, com fortes aumentos nas ações da Rheinmetall, BAE Systems, Thales e Leonardo.

O setor tecnológico também se recuperou, subindo 1,9%, impulsionado pelo entusiasmo em torno da inteligência artificial (IA) após o relatório financeiro da TSMC. A Swissquote destaca que a temporada de balanços será foco nesta semana na Europa, com resultados importantes da STMicroelectronics, UBS e Barclays.

O setor bancário registrou alta de 1,2%, refletindo a redução das preocupações com o mercado de crédito. Entretanto, as ações do BNP Paribas caíram 7,7% em Paris, atingindo seu menor patamar em seis meses, após decisão judicial nos EUA relacionada ao papel do banco no acesso do governo do Sudão aos mercados internacionais durante um genocídio.

O índice francês CAC 40 subiu 0,39%, alcançando 8.206,07 pontos, mitigando os impactos do BNP e o rebaixamento da nota da França pela S&P Global, que passou de AA- para A+. A alta do índice foi sustentada pelos ganhos da Kering, que subiu 4,8% após fechar acordo de 4 bilhões de euros para vender sua divisão de beleza à L’Oréal.

O segmento de recursos naturais apresentou sólido crescimento de 1,6%, com investidores atentos ao aumento dos investimentos do governo norte-americano em empresas de mineração.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados