Notícias Recentes
Bolsonaro confirma Flávio como candidato do PL para 2026
Valdemar Costa Neto, presidente do PL, afirmou nesta sexta-feira ao Globo que a decisão de Jair Bolsonaro sobre a sucessão presidencial e a escolha de seu filho, Flávio Bolsonaro (PL-RJ), para concorrer ao Palácio do Planalto será acatada.
— Está confirmado. Flávio me comunicou que nosso Capitão reforçou sua candidatura. Bolsonaro disse e está decidido. Estamos juntos — declarou o presidente do PL, Valdemar Costa Neto.
Recentemente, Flávio contou a aliados que Bolsonaro o escolheu como candidato do grupo para a Presidência em 2026.
A declaração ocorreu após Flávio visitar o pai na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, onde o ex-presidente está detido.
Quatro membros da liderança do PL confirmaram a informação, inicialmente divulgada pelo portal Metrópoles, ao Globo.
De acordo com relatos feitos por Flávio a aliados, Bolsonaro recomendou que o filho comece a agir como candidato: que viaje mais, participe de eventos pelo país, enfrente diretamente o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva e organize palanques regionais.
Essa estratégia visa preservar a influência política de Bolsonaro dentro da família e conferir força ao senador para disputar de forma competitiva a eleição de 2026.
— Sim, tive conhecimento (da decisão de Bolsonaro). Vamos respeitar, independentemente da escolha do presidente Bolsonaro — disse o líder do PL na Câmara, deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ).
Este movimento acontece após um atrito público entre Flávio e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, que venceu uma disputa política sobre alianças no Ceará. Após manifestar oposição à aproximação de bolsonaristas com o ex-presidenciável Ciro Gomes no estado, ela enfrentou críticas públicas de Flávio, Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Carlos Bolsonaro (PL-RJ).
A provável escolha de Flávio, caso confirmada, representa uma mudança significativa no cenário da direita.
Até então, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), era visto como o candidato mais forte para liderar a chapa bolsonarista.
Entretanto, aliados próximos relatam que Tarcísio pretendia concluir seu mandato e não desejava compor como vice, abrindo espaço para Bolsonaro implementar um plano interno e expressar a preferência pelo primogênito. Outro fator que pesa contra o governador é o fato de não pertencer à família.
No cálculo político do ex-presidente, Flávio é o único capaz de unir o PL em um momento de forte disputa regional e interna pelo protagonismo dentro do partido. Além disso, ele contaria com palanques importantes: Tarcísio, em São Paulo, e Cláudio Castro, no Rio de Janeiro, são apontados como governadores que podem dar suporte nacional à candidatura.
Essa movimentação acontece enquanto a direita tenta se reorganizar para 2026. Michelle Bolsonaro vinha sendo defendida por uma ala do PL como candidata “imbatível” para vice-presidência, especialmente após a vitória interna no Ceará, ao reverter o apoio da liderança do partido a Ciro Gomes. Mesmo assim, aliados afirmam que Bolsonaro prefere um candidato da família e vê o filho como o mais político.
No entanto, o apoio não é unânime. Um interlocutor próximo de Michelle negou qualquer definição nesse sentido. O entorno da ex-primeira-dama afirma que ela não foi consultada sobre a indicação.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login