Conecte Conosco

Notícias Recentes

Bolsonaro diz que EUA se incomodaram com Lula falando sobre novo padrão monetário no Brics

Publicado

em

Jair Bolsonaro, ex-presidente do Brasil, comentou na sexta-feira que as tarifas de 50% impostas pelos Estados Unidos a produtos brasileiros refletem um desconforto do governo norte-americano em relação às declarações do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Bolsonaro afirmou que Lula mantém relações próximas com países como China, Rússia, Irã e Venezuela. Ele também destacou que o que mais perturbou o governo dos EUA foi a fala de Lula durante o encontro dos Brics, onde defendeu a criação de um novo padrão monetário, sugerindo a exclusão do dólar nas transações entre os países do grupo.

Na mesma sexta-feira, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, ordenou que Bolsonaro use uma tornozeleira eletrônica e o proibiu de se comunicar com outros investigados, além de autorizar uma busca e apreensão em sua residência.

Moraes declarou que há evidências de que Bolsonaro e seu filho, o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro, estão tentando minar a soberania nacional, interferir em processos judiciais, desestabilizar a economia e pressionar o Judiciário.

Quando as tarifas foram anunciadas, o presidente americano, Donald Trump, mencionou que as ações contra o Brasil poderiam ser vistas como uma retaliação à investigação contra Bolsonaro. O deputado Eduardo Bolsonaro é apontado como influente na decisão norte-americana.

Bolsonaro ressaltou que Lula frequentemente critica os Estados Unidos e lembrou que o presidente atual apoiou a candidata democrata, a então vice-presidente Kamala Harris, nas eleições em que Trump foi derrotado. Bolsonaro questiona se isso garante um tratamento cordial ao Brasil.

Além disso, o ex-presidente defendeu que o Brasil deve buscar diálogo com os EUA para evitar consequências negativas das tarifas para a população e os empresários brasileiros. Sobre o Pix, que está sob investigação nos EUA, Bolsonaro afirmou que o sistema de pagamentos é eficiente e culpou banqueiros pelos eventuais prejuízos ocasionados.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados