Conecte Conosco

Notícias Recentes

Bolsonaro passa por exame endoscópico e terá tratamento reforçado para esofagite grave

Publicado

em

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) realizou uma endoscopia digestiva na manhã desta quarta-feira no Hospital DF Star. O exame revelou uma esofagite intensa com inflamação significativa, erosões na mucosa e gastrite em nível moderado, conforme boletim médico divulgado e compartilhado no perfil do ex-líder.

Mais cedo, Bolsonaro e Michelle Bolsonaro comunicaram que ele deverá manter repouso absoluto durante todo o mês de julho. O cancelamento da agenda já havia sido informado pela ex-primeira-dama na véspera. No comunicado, ela destacou que o ex-presidente ficará em casa para garantir uma recuperação completa após passar por uma cirurgia complexa, internação prolongada, episódio de pneumonia e crises frequentes de soluços, que complicam sua fala.

Em sua mensagem, Bolsonaro explicou: “Após consulta médica de emergência, fui orientado a permanecer em repouso absoluto durante o mês de julho. Diante disso, as agendas em Santa Catarina e Rondônia foram suspensas. As crises de soluços e os vômitos tornaram-se constantes, impedindo até minha fala.” A nota de Michelle ainda ressaltou que durante este período o ex-presidente vai se afastar de suas atividades habituais, incluindo compromissos públicos e políticos, retornando somente quando estiver completamente restabelecido.

O cancelamento de compromissos futuros já havia sido comunicado a aliados após Bolsonaro não comparecer a um evento do PL 60+ na Câmara dos Deputados em Brasília. A nova interrupção das agendas ocorre poucos dias depois de o ex-mandatário retomar as atividades após uma semana afastado devido a uma pneumonia infecciosa.

Desde então, ele vinha fazendo uso de antibióticos com orientação médica para repouso e redução das atividades públicas, no entanto, participou de manifestações na Avenida Paulista e viajou a Belo Horizonte para reunião com o vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, além de comparecer a um evento do diretório estadual do PL.

Crises constantes de soluços

Assim como na última vez em que precisou cancelar compromissos em Goiás, Bolsonaro enfrenta episódios prolongados de soluços. Na ocasião anterior, ele mesmo comentou sobre a dificuldade do diagnóstico:

“Trata-se de algo raro, que ninguém consegue diagnosticar. Há anos enfrento esse problema. São crises que duram de 24 horas até uma semana de soluços consecutivos”, afirmou a jornalistas. Ele relacionou o problema às consequências da facada sofrida durante a campanha eleitoral de 2018 e elogiou a última cirurgia que realizou como muito bem feita.

O episódio ocorre cerca de dois meses após outra cirurgia abdominal. Desde o atentado, o ex-presidente tem enfrentado complicações de saúde e já passou por sete procedimentos cirúrgicos.

Adaptação alimentar recomendada

Em junho, o médico responsável por Bolsonaro, Dr. Cláudio Biroloni, ressaltou a necessidade de uma mudança nos hábitos alimentares para controlar as crises de soluços. Segundo ele, “o ex-presidente se alimenta rapidamente, engole os alimentos sem mastigar adequadamente e fala durante as refeições. Será necessária uma reeducação para reduzir as crises.”

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados