Notícias Recentes
Bolsonaro reúne 12 mil pessoas em ato na avenida paulista

A manifestação chamada “Justiça Já”, convocada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na tarde do domingo (29/6), na Avenida Paulista, reuniu aproximadamente 12,4 mil pessoas conforme dados do Monitor do Debate Político do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com a ONG More in Common.
Segundo o levantamento, houve uma redução na adesão dos apoiadores do ex-presidente nos protestos relacionados ao julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a suposta trama golpista liderada por Bolsonaro. Na manifestação “Anistia Já”, realizada em 6 de abril na mesma avenida, a participação chegou a quase 45 mil pessoas. A Secretaria da Segurança Pública (SSP) não divulgou um número oficial para o atual evento.
A contagem de participantes foi realizada no auge do protesto, por volta das 15h40, utilizando fotos aéreas avaliadas com software de inteligência artificial, que tem uma precisão de 72,9% e margem de erro que pode variar em até 1,5 mil pessoas para mais ou para menos.
Detalhes da manifestação
Essa foi a sexta convocação de Bolsonaro para mobilizar seus apoiadores desde que deixou a Presidência da República no final de 2022. O mote do ato deste domingo foi “Justiça Já”, com foco nas críticas ao julgamento do ex-presidente no Supremo por suposta tentativa de golpe de Estado.
Comparativo da participação
Os dados da USP indicam que a participação nos protestos bolsonaristas tem diminuído com o tempo. Em 25 de fevereiro do ano passado, Bolsonaro reuniu 185 mil pessoas na Avenida Paulista. Depois, em 6 de abril deste ano, o público caiu para 44,9 mil. Outros protestos realizados entre essas datas também indicaram diminuição, como um ato em 21 de abril no bairro de Copacabana com 32,7 mil pessoas, além da manifestação de 7 de setembro com 45,4 mil participantes.
Em 16 de março deste ano, aproximadamente 18,3 mil pessoas apoiaram Bolsonaro em uma manifestação no Rio de Janeiro, mostrando que a adesão tem sido menor em eventos recentes.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login