Conecte Conosco

Notícias Recentes

Bolsonaro será operado nesta quinta, cirurgia dura 4h

Publicado

em

O ex-presidente Jair Bolsonaro passará por uma cirurgia nesta quinta-feira para correção de uma hérnia inguinal bilateral. O procedimento, que deve durar cerca de quatro horas, ocorrerá no Hospital DF Star, em Brasília, onde ele foi internado na quarta-feira para exames e preparo pré-operatório.

Segundo boletim médico, Bolsonaro realizou avaliações cardiológicas e de risco para garantir que está apto para a operação, que será feita sob anestesia geral. A instituição orienta que a internação deve durar entre cinco e sete dias, com monitoramento constante e atendimento pós-operatório focado no controle da dor, fisioterapia para recuperação da função respiratória e prevenção de complicações como trombose.

Essa será a sétima cirurgia realizada por Bolsonaro desde 2018, consequência de um ferimento por facada durante sua campanha presidencial. O procedimento é considerado de menor complexidade em relação à última cirurgia abdominal que ele realizou em abril, a qual durou cerca de 12 horas e envolveu reparos em aderências intestinais.

Detalhes sobre a cirurgia

A hérnia inguinal bilateral ocorre quando parte do intestino projeta-se por pontos enfraquecidos da parede abdominal na região da virilha. O objetivo da intervenção é reposicionar o intestino corretamente e fortalecer a musculatura local para evitar dores e novos problemas.

Além disso, a equipe médica avaliará a necessidade de realizar um bloqueio anestésico do nervo frênico, que pode ajudar a control ar crises persistentes de soluços que Bolsonaro tem apresentado nos últimos meses. O nervo frênico é fundamental para estimular o diafragma, músculo responsável pela respiração, e o bloqueio pode interromper os estímulos involuntários que causam esses soluços.

Autorização judicial e acompanhamento

A internação e a cirurgia foram autorizadas pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, após avaliação técnica e perícia da Polícia Federal que identificou a necessidade do procedimento. A autorização levou em conta que a cirurgia é eletiva, não emergencial, e não altera a execução da pena de Bolsonaro, que cumpre 27 anos e três meses por tentativa de golpe de Estado.

Bolsonaro será acompanhado durante toda a internação pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. A defesa pediu a presença dos seus filhos, o senador Flávio Bolsonaro e o vereador Carlos Bolsonaro, mas o ministro determinou que a entrada deles só será possível mediante decisão judicial.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados