Mundo
Bomba destrói carro de jornalista italiano ameaçado pela máfia

Uma explosão destruiu o veículo de Sigfrido Ranucci, renomado jornalista investigativo italiano alvo da máfia, na última sexta-feira (17), em um ataque que não causou vítimas, mas provocou revolta entre políticos e meios de comunicação na Itália.
Além do carro, o veículo da filha e a fachada da residência de Ranucci também sofreram danos devido à explosão na cidade de Pomezia, localizada a cerca de 20 km ao sul de Roma.
Autoridades antimáfia em Roma estão investigando o atentado contra o jornalista, que está sob proteção policial desde 2014 por ameaças de morte.
O programa de televisão Report, apresentado por Ranucci na rede X, divulgou que a intensidade da explosão poderia ter sido fatal para quem estivesse próximo.
A emissora pública RAI, no canal 3, onde é exibido o Report, informou que a bomba estava posicionada debaixo do carro de Ranucci, cujo veículo foi lançado ao ar pela explosão, apresentando um vídeo do carro destruído e outro parcialmente danificado ao lado.
Diversos líderes políticos condenaram o ato, incluindo a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, que manifestou sua completa solidariedade ao jornalista e ferozmente criticou o ataque como um grave ato de intimidação.
O ministro do Interior, Matteo Piantedosi, declarou ter ordenado o aumento máximo da segurança para o jornalista.
Ranucci revelou ao jornal Corriere della Sera que pelo menos um quilo de explosivos foi usado no atentado. Ele também mencionou que seu filho havia utilizado o carro anteriormente e que sua filha havia passado pelo veículo 20 minutos antes da explosão.
O programa Report é reconhecido pelas profundas investigações que realiza. Ranucci também é autor de um livro sobre a máfia.
O jornalista contou ao Corriere que recebeu várias ameaças recentes e encontrou duas balas próximas à sua casa.
No domingo anterior, ele anunciou nas redes sociais novas investigações do Report sobre dois influentes grupos do crime organizado: a ‘Ndrangheta calabresa e a máfia siciliana.
De acordo com a organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF), a Itália está na 49ª posição no índice global de liberdade de imprensa.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login