Conecte Conosco

Notícias Recentes

Bombardeio do Exército contra mina de rubis em Mianmar mata 13

Publicado

em

Um ataque aéreo realizado pelo Exército de Mianmar em uma mina de rubis resultou na morte de 13 pessoas neste sábado, na região de Mogok, controlada por um grupo rebelde, segundo relatos de testemunhas e um porta-voz da oposição armada.

Um residente local, que preferiu manter seu nome em anonimato por razões de segurança, informou que o bombardeio ocorreu às 8h15, causando a morte imediata de sete indivíduos, enquanto outras seis pessoas sucumbiram aos ferimentos posteriormente.

Entre as vítimas estavam um monge budista e um homem que transitava na motocicleta com seu filho, que também faleceu.

“Um veículo que passava pela área também foi atingido”, relatou o morador, indicando que sete pessoas dentro do carro ficaram feridas.

Lway Yay Oo, porta-voz do Exército de Libertação Nacional Ta’ang, que controla a área de Mogok, confirmou o número de mortes e acrescentou que 14 pessoas ficaram feridas.

A tentativa de obter uma declaração da junta militar de Mianmar não teve resposta.

Desde o golpe militar de 2021, o país enfrenta um conflito interno, onde grupos pró-democracia e ex-grupos armados étnicos se opõem às forças militares.

Recentemente, uma ofensiva conjunta destes grupos resultou na captura de vastas áreas, incluindo a cidade de Mogok, famosa pelo comércio de rubis.

Mianmar possui vastas reservas de pedras preciosas e minerais raros, que são objeto de disputa e são comercializados principalmente com a China, fonte de financiamento para os combates.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados