Mundo
Bombardeios israelenses atingem capital do Iêmen

Na quinta-feira, 28, Israel realizou ataques aéreos na capital do Iêmen, Sana’a, danificando a sede do governo do grupo rebelde houthi, conforme informado pelos próprios houthis e pelo exército israelense.
Os bombardeios atingiram regiões densamente povoadas nas zonas sul e oeste da cidade. Até o momento, não há informações confirmadas sobre vítimas.
“Pareceu um terremoto”, relatou Hussein Salem, morador de Sana’a que observou colunas de fumaça na área oeste da capital.
Durante o ataque, o canal de notícias dos houthis, apoiado pelo Irã, transmitia um discurso gravado do líder principal dos rebeldes, Abdul-Malik al-Houthi.
O exército israelense declarou ter atingido um “alvo militar” dos houthis em Sana’a, sem fornecer mais detalhes.
Os ataques israelenses nesta quinta-feira vieram após o exército de Israel informar que derrubou um drone lançado em sua direção pelos rebeldes, marcando o terceiro ataque vindo do Iêmen na última semana.
Essas ofensivas são retaliações aos bombardeios israelenses realizados no domingo em Sana’a, que resultaram na morte de pelo menos 10 pessoas.
Os ataques da ofensiva atingiram uma instalação petrolífera pertencente à principal companhia de petróleo do Iêmen, controlada pelos houthis, uma usina de energia e um local militar situado próximo ao palácio presidencial, segundo informações dos houthis e do exército israelense.
As tensões na região estavam altas na quinta-feira, pois França, Alemanha e Reino Unido iniciaram o processo para restabelecer sanções da ONU contra o Irã devido ao seu programa nuclear.
Este mecanismo pode congelar ativos iranianos no exterior, suspender acordos de armas e reativar sanções relacionadas ao programa de mísseis balísticos do país.
O Irã condenou essa ação dos países europeus, qualificando-a como “injustificada, ilegal e sem fundamento legal”.
Os houthis têm lançado mísseis e drones em direção a Israel e atacado navios no Mar Vermelho durante o conflito de Israel com o Hamas em Gaza, alegando solidariedade aos palestinos.
Como resposta às ações dos houthis, Israel e uma coalizão liderada pelos Estados Unidos bombardearam áreas controladas pelos rebeldes no Iêmen, incluindo Sana’a e a estratégica cidade costeira de Hodeida, com ataques intensos por vários meses. Em maio, os bombardeios israelenses desativaram o aeroporto de Sana’a.
Fonte: Associated Press

Você precisa estar logado para postar um comentário Login