Conecte Conosco

Mundo

Bombardeiros B-1B dos EUA sobrevoam costa da Venezuela

Publicado

em

Dois bombardeiros supersônicos de longo alcance B-1B voaram sobre o Mar do Caribe, próximo à costa da Venezuela nesta segunda-feira (27), conforme dados de monitoramento de voos. Esta é a terceira vez nas últimas semanas que aeronaves militares americanas realizam demonstrações de força na região.

Essas operações aéreas acontecem em meio a uma campanha militar dos Estados Unidos destinada a combater supostos traficantes de drogas na área, o que gerou receios em Caracas de que o objetivo final das ações seja a mudança do governo no país sul-americano.

De acordo com o site Flightradar 24, os dois bombardeiros, que partiram de uma base aérea no estado de Dakota do Norte, EUA, seguiram paralelamente à costa venezuelana antes de saírem da área de monitoramento.

Essa série de voos acontece após outra passagem de bombardeiro B-1B próximo à costa venezuelana na semana anterior, seguida por missões com bombardeiros B-52 na semana anterior a essa.

Além disso, os Estados Unidos enviaram o grupo de ataque do porta-aviões USS Gerald R. Ford para a América Latina, posicionaram dez caças furtivos F-35 em Porto Rico e mantêm sete embarcações navais no Caribe, ações que integram sua estratégia de combate ao tráfico de drogas.

Pelo menos dez ataques foram realizados pelos EUA contra embarcações que supostamente transportavam drogas desde setembro — nove lanchas e um semi-submersível — resultando em pelo menos 43 mortes, conforme levantamento da AFP baseado em dados do governo americano.

No entanto, as autoridades dos EUA ainda não apresentaram provas concretas de que essas embarcações estivessem sendo utilizadas para atividades de tráfico ilícito.

O aumento das operações militares e das ações de combate ao narcotráfico tensionou as relações na região. A Venezuela acusa os Estados Unidos de intentarem depor o presidente Nicolás Maduro. Por sua vez, Maduro denunciou que Washington está tentando provocar um conflito armado.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados