Conecte Conosco

Economia

Brasil amplia exportação agro para Argentina e Paraguai

Publicado

em

Os governos do Brasil, Argentina e Paraguai firmaram acordos que permitem a exportação de novos produtos agropecuários brasileiros para esses países, fortalecendo os laços comerciais na região.

O Ministério da Agricultura e Pecuária anunciou que o Brasil poderá exportar ovos em pó para alimentação animal, matérias-primas suínas e miúdos suínos frescos para a Argentina, ampliando o comércio entre as nações do Mercosul.

Com uma população superior a 45 milhões de habitantes, a Argentina é um mercado significativo para produtos destinados à indústria de nutrição animal, apresentando uma demanda crescente. Para a cadeia da suinocultura brasileira, essa abertura representa novas chances para a comercialização de cortes pouco consumidos internamente.

No ano de 2024, as exportações brasileiras de produtos agropecuários para a Argentina ultrapassaram US$ 1,5 bilhão, destacando produtos como agroflorestais, cacau e café. Estes avanços decorrem da colaboração estreita entre o Ministério da Agricultura e Pecuária e o Ministério das Relações Exteriores (MRE).

Em relação ao Paraguai, uma negociação fitossanitária permitiu a exportação de chia em grãos, beneficiando principalmente pequenos e médios produtores localizados no Centro-Oeste, oeste do Paraná e noroeste do Rio Grande do Sul.

Em 2024, o Brasil exportou aproximadamente US$ 963 milhões em produtos agropecuários para o Paraguai. Com estas novas liberações, o agronegócio brasileiro alcançou um total de 426 aberturas de mercado desde o início de 2023, resultado da cooperação entre o Ministério da Agricultura e Pecuária e o MRE.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados