Economia
Brasil atinge recorde na produção de petróleo e gás em maio

Em maio, o Brasil alcançou um novo marco na produção de petróleo e gás natural, registrando um total de 4,763 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed), o que representa um aumento de 1,5% em comparação ao mês anterior.
A Petrobras apresentou uma redução de 0,6% na sua produção nesse período, com uma média de 2,905 boed, conforme divulgado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) na quarta-feira (2).
Considerando todas as empresas do setor, a produção nacional de petróleo foi de 3,679 milhões de barris por dia (bpd), enquanto a produção de gás natural chegou a 172,3 milhões de metros cúbicos por dia. A Petrobras foi responsável por 2,214 milhões de bpd de petróleo e 109,7 milhões de metros cúbicos por dia de gás natural.
A Shell figura como a segunda maior produtora do país, produzindo 530 mil boed, incluindo 399,9 mil bpd e 20,7 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia.
O pré-sal também chegou a um recorde, produzindo 3,803 milhões de boed, com um avanço de 1,8% sobre o mês anterior e 14,8% em relação a maio de 2024.
A produção proveniente do pré-sal, realizada por meio de 163 poços, correspondeu a 79,8% da produção total nacional. Especificamente, a produção de petróleo somou 2,943 milhões de bpd e a de gás natural, 136,75 milhões de metros cúbicos por dia.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login