Conecte Conosco

Brasil

Brasil chega a 1,6 mil casos fatais de dengue confirmados neste ano

Publicado

em

Também já foram contabilizados 2,06 mil casos sob investigação, segundo o painel de monitoramento das arboviroses do Ministério da Saúde

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil alcançou a marca de 1.601 mortes confirmadas pela dengue em 2024. Os dados foram publicados no painel de monitoramento das arboviroses, controlado pela própria pasta, com dados atualizados na sexta-feira (19/4). Outros 2,06 mil casos fatais ainda estão sob investigação.

Segundo a pasta, o número de mortes confirmadas já é 35% superior a todo o ano passado, quando foram contabilizadas 1.179 mortes de brasileiros pela doença. Sobre os casos prováveis, o painel do ministério revela que já são mais de 3,5 milhões em todo o país, contra 1,6 milhão em 2023.

Em relação à divisão de sexo, as mulheres são as que mais são impactadas pela dengue, e representam, ao todo, 55% de todas as ocorrências prováveis, ante 44% entre os homens. A faixa etária mais afetada pela doença é entre 20 e 29 anos, com 358 mil mulheres dentro dessa faixa atingidas, contra 299 mil homens.

Mesmo com o número de casos e mortes consideravelmente superior em relação ao ano passado, a letalidade da doença em relação ao total de casos apresentou uma leve redução, com 4,35% de casos graves em 2024, ante 4,83% no ano passado. Também é menor a letalidade dos casos prováveis, que passou de 0,07% para 0,05%.

 

Ampliação da faixa etária para vacinação

No caso de ainda houver baixa adesão pelos municípios à campanha de vacinação, a aplicação das doses que estão próximas ao vencimento poderá ser ampliada à faixa etária que consta na bula do imunizante contra a doença, que vai de 4 a 59 anos. A pasta reitera que a medida só deverá adotada em caso de necessidade, para que não haja perda do imunizante.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados