Destaque
Brasil, Chile, Colômbia, Uruguai e Espanha reafirmam compromisso com a democracia

Em uma declaração conjunta, os países participantes da reunião de alto nível Democracia Sempre, incluindo Chile, Colômbia, Espanha, Brasil e Uruguai, expressaram seu firme compromisso com a proteção da democracia e a promoção do multilateralismo.
O encontro ocorreu em Santiago do Chile, nesta segunda-feira (21), contando com a presença dos presidentes Gabriel Boric (Chile), Gustavo Petro (Colômbia), Pedro Sánchez (Espanha), Yamandú Orsi (Uruguai) e Luiz Inácio Lula da Silva (Brasil).
O comunicado destaca o compromisso renovado com a defesa da democracia, do multilateralismo e da colaboração para enfrentar os desafios estruturais que enfraquecem as instituições democráticas, seus valores e legitimidade.
Os países afirmam que é essencial promover uma estratégia comum para combater questões globais como o crescimento da desigualdade, a disseminação de informações falsas e os desafios trazidos pelas tecnologias digitais e pela inteligência artificial.
Além disso, o documento ressalta a necessidade de avançar em uma reforma do sistema de governança internacional, principalmente das Nações Unidas (ONU), para restaurar a capacidade de atuação e a legitimidade diante dos desafios globais. Isso inclui buscar uma representação mais justa e eficaz, superar os impedimentos causados pelo uso do veto e estabelecer mecanismos reais de responsabilização e cumprimento.
Os governos presentes reafirmaram seu compromisso com a paz, o respeito ao direito internacional e ao direito internacional humanitário, instando para um cessar-fogo imediato em Gaza e solicitando acesso seguro e sem restrições à ajuda humanitária na região, sob a coordenação das Nações Unidas.
No texto, os países signatários pedem um compromisso firme com a verdade dos fatos, ressaltando que, apesar das diferentes perspectivas, os fatos não devem ser distorcidos.
Entre as ações acordadas, o documento aponta para a cooperação internacional para garantir a transparência nos algoritmos e na gestão de dados digitais, assim como a colaboração técnica para uma governança digital democrática. Também incluem o fortalecimento da Iniciativa Global das Nações Unidas para a Integridade da Informação sobre as Mudanças Climáticas.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login