Conecte Conosco

Destaque

Brasil critica aumento de operações militares de Israel em Gaza

Publicado

em

O Ministério das Relações Exteriores divulgou nota neste sábado (09) na qual o governo brasileiro deplora a decisão do governo israelense de expandir as operações militares na Faixa de Gaza, incluindo nova incursão à Cidade de Gaza.

Segundo a nota, essa nova incursão aumentará a situação desastrosa enfrentada pela população civil palestina, que sofre com mortes, deslocamento forçado, destruição e fome.

O Itamaraty ressaltou que a Faixa de Gaza, juntamente com a Cisjordânia e Jerusalém Oriental, é parte integrante do Estado da Palestina, e por isso o Brasil reafirma seu pedido pela retirada completa e imediata das tropas israelenses do território.

Além disso, o governo brasileiro reforça a necessidade urgente de um cessar-fogo permanente, a libertação de todos os reféns e a livre entrada de ajuda humanitária.

Críticas

No dia 7, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, declarou que Israel pretende controlar militarmente toda a Faixa de Gaza, declaração que recebeu críticas tanto internas quanto internacionais.

No dia 8, o alto comissário das Nações Unidas para Direitos Humanos, Volker Turk, condenou o plano israelense. O governo alemão também anunciou que suspenderá a exportação de equipamentos militares que possam ser usados em Gaza até novo aviso.

Já no sábado, o ministro das Relações Exteriores da Turquia, Hakan Fidan, após reuniões no Egito, afirmou que os países muçulmanos precisam agir juntos e coordenar uma resposta internacional contra a intenção de Israel de controlar a Cidade de Gaza.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados