Economia
Brasil e Califórnia firmam parceria para ações climáticas nos EUA

O governo do Brasil estabeleceu uma parceria com o estado da Califórnia, nos Estados Unidos, para promover ações voltadas ao combate às mudanças climáticas. Este acordo foi firmado em Nova York, durante um encontro entre a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Brasil, Marina Silva, e o governador californiano Gavin Newsom.
A parceria surgiu no mesmo dia em que o então presidente dos EUA, Donald Trump, questionou a urgência da crise climática em seu discurso na Assembleia Geral da ONU. O governador Newsom, membro do Partido Democrata, representa uma oposição ao governo Trump, que é filiado ao Partido Republicano.
Em resposta à postura do governo americano, que também se retirou do Acordo de Paris, Marina Silva destacou que o acordo beneficia não apenas a população da Califórnia, mas o planeta como um todo.
“O acordo ajudará Brasil e Califórnia a alcançarem suas metas de neutralidade climática até 2050 e 2045, respectivamente”, afirmou a ministra.
Além de reduzir a emissão de gases que causam o efeito estufa, a iniciativa visa promover a troca de conhecimentos para acelerar a transição para fontes de energia limpa e adaptar as cidades com soluções naturais.
O governador Gavin Newsom também celebrou o acordo, ressaltando a importância da cooperação internacional para enfrentar desafios globais e antecipando a Conferência do Clima da ONU, que será sediada pelo Brasil ainda este ano.
Segundo o Ministério do Meio Ambiente, o memorando de entendimento dará origem a diálogos, intercâmbios técnicos, workshops conjuntos e compartilhamento de experiências para enfrentar as mudanças climáticas, além de fomentar investimentos em inovação, tecnologias limpas e soluções climáticas.
Newsom acrescentou que o objetivo é trabalhar conjuntamente para reduzir a poluição, proteger ecossistemas vulneráveis e construir economias sustentáveis que beneficiem as pessoas e o planeta.
Os dois governos comprometeram-se a colaborar em um plano de ação desenvolvido pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima brasileiro e pela Agência de Proteção Ambiental da Califórnia. Esse plano estruturará ações climáticas conjuntas a serem implementadas ao longo dos próximos cinco anos.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login