Mundo
Brasil e Indonésia firmam acordo destacando potencial de colaboração

Os governos do Brasil e da Indonésia anunciaram, nesta quinta-feira (23), um comunicado conjunto sobre os avanços na parceria estratégica entre as duas nações. Este documento aborda cooperações tanto no âmbito regional quanto multilateral e celebra a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Indonésia.
O comunicado apresenta vários pontos de consenso entre Brasil e Indonésia, com foco especial nos potenciais estratégicos compartilhados. Reafirma ainda posições em prol de uma reforma na governança global, da paz e segurança internacional, além de renovar iniciativas já em vigor.
Sinergia e Complementariedade
Ambos os países reconhecem o grande potencial da cooperação econômica e empresarial em diversos setores, incluindo agronegócio, defesa, mineração, energia, saúde e turismo.
Há consenso sobre transições energéticas, biocombustíveis e combate a organizações criminosas. O texto valoriza esforços para aproximar blocos econômicos dos quais participam e a cooperação Sul-Sul para fomentar uma ordem internacional justa e inclusiva, pautada no direito internacional.
Destaca-se ainda a sinergia e a complementariedade entre Brasil e Indonésia, sobretudo em áreas empresariais e acadêmicas como educação, ciência, tecnologia, inovação, agricultura, meio ambiente e biodiversidade.
Meio Ambiente, Combate à Fome e à Pobreza
Ambas as nações manifestam preocupação comum com as mudanças climáticas, a preservação dos oceanos e das florestas tropicais, temas presentes no comunicado conjunto. Isso se relaciona com investimentos em pesquisa e tecnologia espacial, desenvolvimento sustentável e energias limpas e renováveis.
Como fundadoras da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, reiteram o compromisso em superar esses desafios por meio da cooperação multilateral, reconhecendo que a segurança alimentar e nutricional é essencial para a estabilidade e a resiliência nacional.
Manifestaram ainda seu apoio à Declaração de Lançamento do Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF), que será adotada na próxima Cúpula do Clima em Belém.
Reforma na Governança Global e Situação em Gaza
Indonésia e Brasil reafirmaram seu apoio a uma reforma necessária e abrangente nas instituições globais de governança, com o objetivo de ampliar a representatividade do Sul Global e de regiões atualmente pouco representadas, citando especialmente o Conselho de Segurança da ONU.
Por fim, o documento celebra a recente trégua em Gaza como um passo inicial para a cessação do conflito, facilitando o acesso de ajuda humanitária e o início da reconstrução da região. Para ambas as nações, a solução para os desafios locais envolve a criação de dois Estados independentes.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login