Economia
Brasil e México fecham parceria na agropecuária

Brasil e México firmaram um memorando de entendimento para cooperação no setor agropecuário nesta quarta-feira, 27, conforme comunicado do Ministério da Agricultura.
O acordo foi celebrado entre o Ministério da Agricultura do Brasil e a Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural do México (Sader), durante a visita oficial do governo brasileiro ao México, conduzida pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.
O memorando aborda temas de interesse comum entre as duas nações, incluindo produção agrícola e pecuária, suporte técnico para pequenos e médios produtores, segurança alimentar, sanidade animal e vegetal, incentivo à pesquisa e inovação tecnológica, financiamento rural e seguro agrícola, além de ferramentas para facilitar a comercialização dos produtos agropecuários.
Ambos os países concordaram em trocar informações, tecnologias e boas práticas, promover visitas técnicas e desenvolver atividades estratégicas para facilitar o comércio bilateral.
De acordo com o ministério, será estabelecido um grupo de trabalho formado por representantes técnicos de ambos os países para identificar áreas de interesse mútuo, planejar e executar as ações previstas no acordo.
O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, ressaltou a importância da relação comercial entre Brasil e México, especialmente na comercialização de produtos agropecuários.
“A recente abertura do mercado mexicano para carne bovina e suína tem gerado resultados significativos para os dois países. No Brasil, após a consolidação desse mercado, as empresas privadas intensificaram suas operações, resultando em um aumento de cerca de 250% nas exportações de carne bovina em menos de três anos. As vendas de carne suína cresceram 95% e as de frango, 14%, no mesmo período”, afirmou Fávaro.
“Esses avanços beneficiam não apenas o Brasil, mas também o México, que, em seu programa para controlar a inflação dos alimentos, encontra uma oportunidade para adquirir carnes de alta qualidade”, acrescentou o ministro.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login