Conecte Conosco

Economia

Brasil mantém diálogo cauteloso com EUA, diz Alckmin

Publicado

em

A apenas quatro dias da aplicação da tarifa de 50% sobre produtos brasileiros nos Estados Unidos, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, declarou que o Brasil está mantendo um diálogo cuidadoso com o governo americano.

O governante reforçou que um plano de contingência está em fase de preparação, porém neste momento a prioridade está nas negociações comerciais.

“Estamos em constante comunicação e atualmente as conversas ocorrem pelos canais oficiais e de forma reservada”, afirmou Alckmin durante entrevista após o lançamento do Programa Acredita Exportação.

O vice-presidente preferiu não detalhar os diálogos com os Estados Unidos nem informar pormenores sobre o plano de contingência para auxiliar os setores impactados pela taxação.

“O plano está sendo desenvolvido de forma completa e cuidadosa”, ressaltou Alckmin.

Na semana anterior, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, informou que o plano de apoio será apresentado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta semana, incluindo possíveis linhas de crédito para as áreas exportadoras.

Programa Acredita Exportação

Quanto ao Acredita Exportação, cujo projeto de lei e decreto regulatório foram assinados nesta segunda-feira (28) pelo presidente Lula, Alckmin explicou que o programa contribuirá para o desenvolvimento de micro e pequenas empresas exportadoras, alinhado aos princípios do governo, como o apoio ao multilateralismo.

“O projeto surge em momento oportuno, reforçando valores defendidos pelo Brasil, como o multilateralismo”, destacou Alckmin durante a cerimônia de sanção do decreto.

Com o programa, a partir de 1º de agosto, data de início da tarifa de 50% sobre produtos brasileiros importados pelos Estados Unidos, as micro e pequenas empresas poderão receber um retorno equivalente a 3% das suas receitas provenientes de vendas internacionais.

Este reembolso poderá ser realizado diretamente ou por meio da compensação de tributos federais, que consiste em abater impostos pagos em excesso em fases anteriores da cadeia produtiva.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados