Economia
Brasil preparado para enfrentar tarifas, diz Haddad

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, declarou nesta quarta-feira que o Brasil está apto a lidar com as tarifas extras impostas pelos Estados Unidos sobre os produtos exportados pelo país, mesmo reconhecendo que algumas empresas serão impactadas.
— Vai causar algum impacto? Vai. Existem setores que destinam mais de 50% das exportações para os EUA, e algumas empresas podem sofrer, mas de forma geral, acredito que o Brasil tem capacidade para resistir — afirmou o ministro durante entrevista ao UOL.
Haddad ressaltou que o governo mantém uma estratégia dupla: ativa no sentido de manter o diálogo aberto para negociações e reativa para responder a medidas inesperadas do governo norte-americano.
O ministro também mencionou que o cenário político nos Estados Unidos pode ter influência nas eleições brasileiras de 2026, apontando que o governo americano tem utilizado tarifas e sanções como formas de pressão. Ele assegurou que o Brasil continuará protegendo seus interesses comerciais.
— Não é correto que empresas e trabalhadores sofram pelos atos de terceiros. Estamos adotando todas as providências necessárias para defender a economia do país — garantiu.
Além disso, o ministro destacou que o Brasil conta com vantagens estratégicas, como a geração de energia limpa e as reservas de minerais essenciais, que fortalecem sua posição no comércio global mesmo diante de pressões externas.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login