Economia
Brasil projeta contratar 1,5 milhão de casas pelo MCMV em 2027, afirma ministro
O ministro das Cidades, Jader Filho, destacou na segunda-feira (9) que o Brasil espera concluir 2026 com três milhões de contratos assinados no programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV).
Em evento sobre investimentos em infraestrutura realizado no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no Rio de Janeiro, o ministro apresentou as projeções para o programa caso o presidente Luiz Inácio Lula da Silva seja reeleito nas eleições de outubro.
“A previsão é contratar 1,5 milhão de unidades em 2027”, afirmou Jader Filho à imprensa.
O crescimento das contratações depende diretamente da saúde financeira do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). “Se o FGTS mantiver a situação atual, será possível ampliar e avançar nas contratações”, explicou.
Desde o início de 2023 até meados de dezembro de 2025, apenas os financiamentos vinculados ao FGTS totalizaram 1,63 milhão de moradias, com valor global de R$ 259,58 bilhões, alcançando 4.178 municípios.
Sobre a meta de universalizar o saneamento básico até 2033, o ministro ressaltou a importância da colaboração entre governo federal, Estados, municípios e a iniciativa privada. “Nos últimos quatro anos, o governo federal investiu R$ 60 bilhões em saneamento. Precisamos continuar esse investimento e também atrair recursos da iniciativa privada”, afirmou.
Jader Filho confirmou que deixará o cargo no começo de abril para disputar uma vaga como deputado federal pelo Pará.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login