Economia
Brasil quer ser mais do que fornecedor de minerais essenciais
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reafirmou nesta segunda-feira (24) que o Brasil deseja ir além de simplesmente fornecer minerais essenciais, defendendo uma colaboração com países africanos para explorar esses recursos.
“O continente africano possui grandes reservas de minerais essenciais, como lítio e cobalto, que são vitais para a transição para energias limpas. A cooperação internacional é crucial. Quero dizer que o Brasil está aberto a trabalhar com vocês”, declarou Lula durante um fórum com empresários de Moçambique e Brasil em Maputo, capital de Moçambique.
Lula enfatizou: “Precisamos decidir. Não vamos apenas exportar minerais essenciais. Quem quiser esses materiais terá que investir na industrialização aqui no Brasil para que o país possa lucrar.”
Parceria com a África
Lula destacou a importância de fortalecer as parcerias comerciais e produtivas com países africanos, especialmente diante dos desafios de comércio com outras regiões: “Será mais complicado vender para Alemanha e Estados Unidos, mas conseguimos. Na África, podemos não apenas vender, mas também produzir para comprar”, afirmou.
O presidente também mencionou negociações sobre combustível. “Em abril de 2026, na feira industrial de Hannover, a maior do mundo, o Brasil será convidado de honra. Quero demonstrar que a gasolina e o diesel brasileiros são os que menos emitem CO2 no planeta”, disse.
A visita oficial a Moçambique celebra 50 anos de relações bilaterais. Mais cedo, Lula teve reunião com o presidente moçambicano Daniel Chapo e participou da assinatura de acordos.
Hoje, o presidente receberá o título de doutor honoris causa da Universidade Pedagógica de Moçambique. A previsão de retorno ao Brasil é às 13h20 no horário de Brasília.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login