Conecte Conosco

Mundo

Brasil reconhece ajuda da Argentina para identificar pianista desaparecido na ditadura

Publicado

em

Em comunicado divulgado neste domingo (14) pelo Ministério das Relações Exteriores, o governo do Brasil expressou gratidão à Justiça argentina pela identificação do pianista brasileiro Francisco Tenório Cerqueira Júnior, que desapareceu após uma apresentação em Buenos Aires em março de 1976.

O sumiço do músico ocorreu poucos dias antes do golpe militar na Argentina. Cerqueira Júnior estava em turnê acompanhando Vinícius de Moraes, Toquinho e outros artistas brasileiros.

Após a apresentação, ele desapareceu ao deixar o hotel onde estava hospedado.

Nota na íntegra:

“O Governo brasileiro agradece o trabalho da Justiça argentina, que em 13/09 comunicou à Embaixada do Brasil em Buenos Aires a identificação das impressões digitais do renomado músico brasileiro Francisco Tenório Cerqueira Júnior, desaparecido após um concerto em Buenos Aires em 18 de março de 1976, poucos dias antes do golpe militar naquele país. Tenório Júnior estava na capital argentina em turnê com Vinícius de Moraes, Toquinho e outros artistas. Depois do show, ele saiu do hotel onde os músicos se hospedavam e não foi mais localizado.

O Governo do Brasil reconhece os esforços da Justiça e da Procuradoria de Crimes contra a Humanidade da Argentina, que possibilitaram avanços neste caso. Este é mais um exemplo da importância da atuação desses órgãos pela Memória, Verdade e Justiça, direitos fundamentais das vítimas e familiares que sofreram sob os regimes autoritários, além de refletir na sociedade da Argentina, do Brasil e de outras nações latino-americanas que passaram por ditaduras militares no século passado.”

A identificação de Cerqueira Júnior foi informada neste sábado (13), solucionando um mistério de quase cinco décadas, conforme comunicado da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos (CEMDP).

De acordo com a Equipe Argentina de Antropologia Forense (EAAF), Francisco Tenório foi assassinado com tiros e seu corpo foi enterrado sem identificação em uma vala comum nos arredores da capital argentina.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados