Notícias Recentes
Brasil sai do Mapa da Fome e Lula comemora felicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva celebrou nesta segunda-feira (28) o relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) que indica que o Brasil não está mais no Mapa da Fome.
“Hoje vou dormir com a consciência tranquila de dever cumprido com o meu povo”, afirmou o presidente durante conversa por telefone com o diretor-geral da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), o chinês Qu Dongyu.
“Hoje sou a pessoa mais feliz do mundo”, comemorou Lula.
O presidente mencionou que este é um momento especial pela diminuição da insegurança alimentar severa e da subnutrição para menos de 2,5% da população brasileira.
“Acabar com a fome no Brasil é uma missão de vida para mim, é uma fé que carrego”, declarou.
Lula destacou o desafio ao reassumir a presidência em 2023, quando 33 milhões de brasileiros estavam em situação de fome, atribuindo o sucesso ao trabalho do governo federal juntamente com as administrações estaduais e municipais no Plano Brasil contra a Fome.
“Agora é preciso um esforço maior para que ninguém passe fome no país.”
Expectativas Futuras
Lula garantiu ao diretor da FAO que os dados melhorarão ainda mais no próximo ano, considerando que o último levantamento inclui 2022, um ano difícil.
Ele ressaltou que para eliminar a fome e a pobreza, é essencial incluir os mais pobres nos orçamentos governamentais em todos os níveis.
“Quando os governantes fizerem isso, resolveremos esse problema antigo da humanidade.”
O presidente voltou a defender a distribuição de renda como forma de combater a crise alimentar. “Só assim acabaremos com desigualdades salariais, de gênero, raça e emprego.”
Compromisso na Luta contra a Fome
Lula reiterou seu papel como combatente da fome mundial, dizendo ser um “soldado do Brasil e da FAO”. Ele lembrou sua participação nas ações do G20 para a aliança global contra a fome, que conta com mais de 100 países.
“Não faz sentido que alguns líderes gastem US$ 2,7 trilhões por ano em armas e não invistam o mesmo valor em alimentação e preservação ambiental.”
Ele lamentou que 733 milhões de pessoas ainda passam fome no mundo. “É vergonhoso, já que o planeta produz comida suficiente, mas muitas pessoas não têm recursos para comprá-la.”
Reconhecimento Internacional
O diretor-geral da FAO considerou este resultado uma grande vitória para o povo brasileiro.
“Estamos muito felizes em anunciar nesta reunião que o sucesso do Brasil representa uma conquista para o mundo, especialmente por ser a maior população da América Latina”, afirmou Qu Dongyu.
O diretor destacou que o Brasil já superou o Mapa da Fome na década passada, mostrando que esforço constante leva à vitória.
“O Brasil é um exemplo a seguir. Vocês oferecem uma oportunidade para que outros aprendam a partir do seu trabalho. Parabéns.”

Você precisa estar logado para postar um comentário Login