Conecte Conosco

Economia

Brasil vai valorizar minerais críticos, afirma Lula

Publicado

em

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira que o Brasil não será somente um fornecedor de minerais críticos e terras raras, como ocorre atualmente com o minério de ferro.

A fala ocorreu durante a visita oficial do presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, ao Brasil.

Em seu discurso para autoridades dos dois países, Lula destacou a importância de desenvolver uma indústria nacional para a exploração desses minerais essenciais.

“Nosso país tem um grande potencial na área de minerais críticos, indispensáveis para a transição energética e digital. Queremos repensar o papel da extração dos recursos naturais e fortalecer as cadeias produtivas locais. Diferente do que ocorreu com o minério de ferro, onde vendíamos a matéria-prima para depois adquirir produtos finais muito mais caros, agora buscaremos transformar esses minerais aqui no Brasil”, ressaltou Lula.

O presidente brasileiro também criticou a prática de explorar apenas matérias-primas sem inovação tecnológica local.

“Já extraíram toda a nossa prata, ouro, diamantes e minério de ferro. Essa é uma questão de decisão política. Precisamos explorar esses recursos de forma que isso gere riqueza para o nosso povo e melhore sua qualidade de vida”, afirmou Lula.

Além disso, destacou que Brasil e África do Sul devem realizar estudos sobre as reservas de minerais críticos e terras raras em seus territórios, essenciais para setores avançados de tecnologia e defesa, e essenciais para a transição energética e desenvolvimento tecnológico.

Há uma disputa global, principalmente entre China e Estados Unidos, pelo controle desses minerais. Atualmente, a Ásia domina cerca de 60% da produção mundial desses recursos estratégicos.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados