Mundo
Brasileiro cria método que bloqueia dengue em mosquito
O engenheiro agrônomo Luciano Andrade Moreira foi selecionado pela revista Nature como uma das dez pessoas mais influentes na ciência mundial em 2025, integrando a lista “Nature’s 10”.
Juntamente com outros pesquisadores, Moreira dedica mais de dez anos ao estudo da bactéria natural Wolbachia, presente em vários insetos, para combater o mosquito Aedes aegypti e impedir a propagação de vírus como dengue, zika e chikungunya.
A técnica, denominada “Método Wolbachia”, comprovou em 2009 que mosquitos infectados pela bactéria têm menor chance de transmitir esses vírus.
De acordo com a Nature, o mecanismo exato ainda não é totalmente compreendido, mas acredita-se que a bactéria compete por recursos ou estimula a produção de proteínas antivirais no mosquito.
O método pode revolucionar o controle dessas doenças, pois os mosquitos infectados com Wolbachia — chamados de wolbitos —, ao serem soltos em áreas urbanas, transmitem a bactéria para as novas gerações de mosquitos através da reprodução.
Em Curitiba (PR), existe uma biofábrica de mosquitos wolbitos liderada por Luciano Andrade Moreira, fruto da colaboração entre a Fiocruz, o Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP) e o World Mosquito Program (WMP), uma instituição sem fins lucrativos que atua em 14 países.
O Método Wolbachia foi incorporado pelo Ministério da Saúde como parte da estratégia nacional para enfrentar arboviroses e está sendo implementado em cidades como Balneário Camboriú (SC), Brasília (DF), Blumenau (SC), Joinville (SC), Luziânia (GO) e Valparaíso de Goiás (GO).
A seleção dessas localidades baseia-se em dados epidemiológicos que indicam altos índices dessas doenças nos últimos anos.
A revista Nature, publicação científica britânica fundada em 1869 e a mais citada no mundo, destaca na sua lista anual “Nature’s 10” pesquisadores e iniciativas de grande impacto, sem tratar-se de premiação ou ranking acadêmico.
Em 2023, a ministra Marina Silva, do Meio Ambiente e Mudança do Clima, foi incluída na lista pelo seu trabalho no combate ao desmatamento na Amazônia Legal.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login