Mundo
Brasileiro enfrenta ladrões nas ruas de Londres

Diego Galdino alerta turistas em Londres: “Cuidado, batedores de carteira!”. Este brasileiro de 32 anos ganhou fama nas redes sociais ao publicar vídeos em que persegue ladrões em uma cidade onde os furtos de telefones aumentaram bastante.
Ele, que trabalha como entregador de comida, começou filmando os ladrões no momento do crime e depois passou a confrontá-los diretamente. Seus vídeos, publicados no Instagram e TikTok com o nome de usuário “pickpocketlondon” (batedor de carteira Londres, em tradução literal), tornaram-se virais rapidamente.
Um vídeo em especial, onde um ladrão cospe em Galdino, já ultrapassou 12 milhões de visualizações.
Os furtos, principalmente de carteiras e celulares, não ocorrem apenas em Londres, mas a capital inglesa viu um aumento significativo nos roubos de smartphones. Conforme a polícia local, um telefone é roubado a cada seis minutos.
Em um ano, a polícia registrou cerca de 32.000 furtos no bairro Westminster, que abriga pontos turísticos famosos como museus, o Big Ben e o Palácio de Buckingham.
Para combater essa problemática, a cidade marcou diversas calçadas com uma linha roxa acompanhada da mensagem: “Cuidado com o roubo de telefones!”.
Diego Galdino tornou-se uma figura conhecida e afirma que sua vida mudou bastante por conta da popularidade, sendo muitas vezes reconhecido nas ruas.
Crescido em uma família de policiais, ele percebeu que os batedores de carteira agem de forma bastante organizada, frequentemente em duplas que se disfarçam de turistas para se misturar melhor entre as pessoas.
Ele conta com o auxílio de outros entregadores, que colaboram enviando informações e alertas pelo WhatsApp. Equipado com uma câmera acoplada ao corpo, Galdino avisa em voz alta “Cuidado, batedores de carteira!” sempre que identifica um suspeito à beira de agir.
Embora às vezes sofra agressões durante essas intervenções, ele garante que a adrenalina é maior que o medo, e destaca que o que o motiva é a sensação de injustiça.
Tanto moradores quanto turistas manifestam apoio ao seu trabalho, com pessoas o incentivando a continuar suas ações durante as rondas que realiza.
No entanto, nem todos aprovam sua abordagem.
A criminologista Jennifer Fleetwood pondera que, apesar das boas intenções do jovem, essa não é uma forma eficaz de combater o crime e enxerga a prática mais como uma estratégia para ganhar seguidores nas redes sociais.
O prefeito de Londres, Sadiq Khan, anunciou o aumento da presença policial no centro da cidade para tentar conter os roubos.
A polícia declarou que continuará reforçando sua atuação em áreas sensíveis, baseando-se nos progressos já alcançados.
Apesar de não comentar diretamente sobre Galdino, as autoridades indicaram que houve uma queda de 15,6% nos furtos nas seis semanas após o início da campanha do brasileiro, em 6 de abril.
Jennifer Fleetwood alerta que os vídeos de Galdino podem passar uma percepção distorcida da cidade.
Baseada em dados, ela afirma que os roubos não são mais frequentes em Londres do que em outras regiões, e ressalta que, apesar de alguns conteúdos nas redes mostrarem a cidade como perigosa, na realidade, a chance de ser vítima de crime em Londres não é maior.
De qualquer forma, Galdino está decidido a continuar sua missão.
“Estou muito satisfeito com o que venho fazendo”, assegura ele.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login