Conecte Conosco

Mundo

Brasileiro preso pelo ICE após entrevista para green card

Publicado

em

Matheus Silveira, um homem de aproximadamente 30 anos originário do Rio de Janeiro, está detido pela agência de imigração dos EUA (ICE) há cerca de dois meses. Ele foi detido após participar de uma entrevista presencial para obtenção de residência permanente, conhecida como green card, conforme informado por sua família.

O incidente ocorreu em 24 de novembro de 2025, em San Diego, Califórnia, quando Matheus compareceu à entrevista migratória para finalizar seu processo de regularização, iniciado após seu casamento com a americana Hannah Silveira.

Segundo a esposa, ao término da entrevista, quatro agentes do ICE entraram na sala e algemaram Matheus, apesar de sua colaboração com os procedimentos.

De acordo com relatos familiares nas redes sociais e entrevistas, Matheus possuía visto de estudante válido até 2023 e havia se casado em 2024, dando início ao pedido de green card baseado nessa união.

Contudo, as autoridades americanas alegaram que ele teria ultrapassado o prazo do visto e mencionaram antecedentes criminais, incluindo uma condenação por dirigir alcoolizado em Nevada, em 2022.

Após a detenção, a comunicação com seus familiares ficou interrompida por vários dias porque o nome de Matheus desapareceu do sistema de detidos acessado por familiares e defensores.

A esposa conseguiu contato telefônico somente no final de janeiro, após três dias sem notícias, momento em que ele relatou que as condições no centro de detenção na Louisiana eram precárias — informações compartilhadas por Hannah em mensagens e imagens.

Matheus foi transferido de San Diego para instituições em El Paso, Texas, e depois para um centro correcional em Richwood, Louisiana, sem que a família fosse oficialmente informada das mudanças de local.

Durante esse período, a esposa enfrentou dificuldades para obter dados oficiais do ICE e afirmou que o consulado brasileiro enfrentou obstáculos para acessar informações claras a respeito do caso.

Em uma audiência realizada em janeiro, Matheus optou por pedir saída voluntária dos Estados Unidos, o que lhe permite organizar seu retorno ao Brasil via voo comercial, com proibição de retorno ao país por dez anos.

Até agora, não há previsão para seu embarque ao Brasil, e a família segue sem data definida para o seu retorno.

Quem é Matheus Silveira

Matheus, com 31 anos, trabalha como entregador e reside nos Estados Unidos desde 2019. Antes de se estabelecer no país, já havia vivido lá anteriormente, conforme publicações feitas em janeiro de 2015 em suas redes sociais.

No Brasil, Matheus começou um curso para piloto de avião. Segundo sua mãe, Luciana Santos de Paula, ele mudou-se para os Estados Unidos com o objetivo de melhorar seu inglês e, futuramente, continuar os estudos relacionados à aviação.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados