Conecte Conosco

Economia

Brasileiros na lista dos 100 mais influentes em IA da Time

Publicado

em

A revista americana Time divulgou nesta sexta-feira os cem indivíduos mais influentes no campo da inteligência artificial. Destacam-se na lista dois brasileiros: Cristiano Amon, CEO da fabricante de chips Qualcomm, e Mike Krieger, cofundador do Instagram e atual diretor de produto da startup americana Anthropic.

Esses brasileiros figuram ao lado de líderes de gigantes da tecnologia como Elon Musk, do X, Mark Zuckerberg, da Meta, e Sam Altman, CEO da OpenAI.

Sob a condução de Cristiano Amon, a Qualcomm tem dedicado investimentos expressivos em pesquisa e inovação em IA. Fundada há 40 anos, a empresa produz chips para PCs, óculos inteligentes e dispositivos nos setores automotivo e industrial, além de processadores para smartphones com sistema Android.

A aposta mais promissora da Qualcomm, segundo a Time, está nos chips móveis que incorporam IA.

— A inteligência artificial permite que um computador compreenda a linguagem humana, reconheça o que vemos e ouvimos, o que está transformando profundamente o uso desses dispositivos. Para nós, essa é a evolução mais fascinante da IA, e é nela que estamos focados — afirmou Amon à Time.

No começo deste ano, a Qualcomm, sediada em San Diego, adquiriu a divisão de IA generativa da startup VinAI. O propósito é desenvolver software de IA que possa ser aplicado a vários setores, incluindo dispositivos móveis, computadores pessoais, veículos e óculos inteligentes.

No outro lado, está Michael Krieger, que se juntou à Anthropic no ano passado com o objetivo de melhorar a experiência do bot Claude para os usuários. Apesar de ainda estar atrás dos concorrentes em algumas funcionalidades, como memória e criação de imagens, Krieger tem focado em aprimorar a produtividade dos usuários no ambiente profissional.

Isso é evidenciado pelo Claude Code, ferramenta de codificação da Anthropic que ganhou destaque na indústria, e pela crescente integração do Claude com diversas ferramentas externas.

Essas melhorias contribuíram para que a receita da Anthropic, nos primeiros seis meses do ano considerando a taxa anualizada, alcançasse US$ 4 bilhões.

— Não me imagino parado na praia por mais de dois dias. Sou, por natureza, uma pessoa que gosta de construir e criar — declarou Krieger.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados