Conecte Conosco

Brasil

Brasileiros recebem mais de 1 bilhão de chamadas de telemarketing por mês

Publicado

em

Levantamento da Agência Nacional de Telecomunicações reúne dados entre os anos de 2022 e 2024

Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aponta que mais de 1 bilhão de chamadas de telemarketing abusivo foram recebidos pelos brasileiros mensalmente entre junho de 2022 e dezembro de 2024. Isso equivale a uma média de 743 ligações por habitante, segundo o documento “Combate às Chamadas Inoportunas”, apresentado ao Comitê de Defesa dos Usuários de Serviços de Telecomunicações (Cdust).

As informações foram antecipadas pelo jornal Folha de S.Paulo e confirmadas pelo O Globo.

Desde junho de 2022, quando medidas mais rigorosas foram adotadas, cerca de 178,7 bilhões de ligações abusivas foram bloqueadas. A Anatel afirma que 85% das ligações indesejadas são barradas pelas ações, enquanto 15% ainda chegam aos consumidores.

Segundo a Anatel, o telemarketing abusivo ocorre quando uma empresa realiza mais de 100 mil chamadas por dia utilizando robôs. Essas ligações, chamadas de automatizadas, costumam durar cerca de 6 segundos. Elas são encerradas automaticamente se não houver resposta imediata, essencial para direcionar o consumidor a um atendente ou a uma mensagem gravada.

Essas práticas abusivas geram um volume massivo de chamadas que incomodam milhões de brasileiros diariamente. Para reduzir esses impactos, medidas como bloqueios e sanções têm sido aplicadas com frequência.

Evitando as ligações de telemarketing

Uma das principais iniciativas para conter as ligações indesejadas é o programa “Não Me Perturbe”, que permite que os consumidores bloqueiem chamadas de empresas cadastradas. Entre essas empresas estão operadoras de telecomunicações e instituições financeiras.

Desde sua criação, mais de 5,7 milhões de pessoas já se cadastraram, até agosto de 2022. Após o registro, o consumidor deixa de receber chamadas relacionadas a serviços como: telefonia fixa, móvel, banda larga e TV por assinatura; empréstimos consignados e cartões de crédito consignados.

Penalidades

De acordo com a Anatel, o combate ao telemarketing abusivo de forma ativa e já bloqueou 1.041 usuários de telecomunicações por práticas abusivas, além de aplicar R$ 32 milhões em multas, com base em 24 processos administrativos.

O uso do prefixo 0303, obrigatório para identificar chamadas de telemarketing ativo, é outra medida implementada, embora a agência ainda não tenha dados precisos sobre a adesão completa das empresas a essa norma.

Agência o Globo

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados