Centro-Oeste
Brasiliense preso em Israel ainda não tem data para deportação

O ativista Thiago Ávila, natural de Brasília, que está detido em Israel, ainda não possui uma data definida para retornar ao Brasil. Nesta segunda-feira (6/10), está prevista a deportação de 170 pessoas que faziam parte da Global Sumud Flotilla, mas não foi confirmada a presença de brasileiros nesse grupo.
Durante o período em que está detido, Thiago Ávila informou às autoridades israelenses que decidiu interromper o consumo de água até que medicamentos essenciais sejam fornecidos aos integrantes da Flotilha, que tentou alcançar Gaza antes de ser interceptada por Israel na quarta-feira (1º/10). Essa informação foi divulgada no domingo (5/10).
Ávila denuncia a falta de medicamentos e cuidados médicos para os membros do Global Sumud Flotilla, que estavam tentando estabelecer um corredor humanitário para Gaza.
Thiago Ávila está em greve de fome desde sábado (4/10), junto com João Aguiar, Bruno Gilga e Ariadne Telles.
Até o momento, apenas Nicolas Calabrese foi liberado para deportação. Ele deixou Israel no sábado devido às suas cidadanias italiana e argentina, segundo a assessoria da Flotilha, e deve chegar ao Aeroporto Galeão, no Rio de Janeiro, nesta segunda-feira. Nicolas reside no Brasil há mais de 10 anos e foi deportado para a Turquia, com apoio do consulado italiano em Israel.
Brasileiros detidos
Ao todo, treze brasileiros permanecem presos na Prisão de Ktzi’ot, em Israel. Entre eles estão Thiago Ávila, Bruno Gilga, Lisiane Proença, Magno Costa, a vereadora Mariana Conti (PSOL-SP), Ariadne Telles, Mansur Peixoto, Gabriele Tolotti, Mohamad El Kadri, Lucas Gusmão, a deputada Luizianne Lins (PT-CE), João Aguiar e Miguel Castro.
Grupos de manifestantes de várias regiões do Brasil planejam protestos durante a semana para exigir a libertação dos ativistas. Em Brasília, duas manifestações foram organizadas para a terça-feira (7/10): uma às 9h30, em frente à Embaixada dos Estados Unidos, e outra às 11h, em frente ao Itamaraty.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login