Conecte Conosco

Centro-Oeste

Brasiliense supera medo de dirigir após 14 anos

Publicado

em

Você sabe o que é amaxofobia? Apesar de ser pouco comum nas conversas do dia a dia, essa condição afeta muitas pessoas no Distrito Federal. A amaxofobia é o nome técnico para o medo intenso de dirigir. Esse medo pode ter diversas origens, como experiências traumáticas, fatores emocionais ou simplesmente a falta de prática ao volante.

O início do ano é um momento propício para enfrentar medos antigos. No entanto, Sebastiana Fonseca, de 46 anos, não esperou até 2026 para vencer esse obstáculo. Após 14 anos sem dirigir devido ao medo, ela retomou o volante após participar de um curso oferecido pelo Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF).

Sebastiana relata que um episódio traumático logo após tirar sua carteira de motorista a afastou da direção por mais de uma década. Depois de fazer o curso, voltou a dirigir com segurança. “Eu ficava nervosa, suava, tremia. Não conseguia dirigir de jeito nenhum”, revela.

O curso é voltado para motoristas habilitados que enfrentam dificuldades emocionais relacionadas à direção, focando no tratamento psicológico ao invés da prática ao volante. Sebastiana esperava que precisaria de aulas práticas, mas o processo foi centrado no aspecto psicológico. “Quando voltei a dirigir, parecia que eu nunca tinha parado”, comenta.

De acordo com o psicólogo Elias Balthazar, grupos de apoio e cursos como o do Detran-DF são essenciais para ajudar os motoristas a entender e superar seus bloqueios. “Dirigir é uma atividade neuropsicológica complexa que não deve ser menosprezada”, afirma.

As aulas são ministradas por examinadores do Detran com o suporte de psicólogos. Segundo o gerente da Escola Pública de Trânsito, Marcelo Granja, o objetivo é auxiliar o condutor a compreender melhor o trânsito, reduzindo a ansiedade e o medo ao dirigir.

“O foco do curso é psicológico. Compreender a via, o veículo e a interação com outros motoristas facilita o controle emocional”, explica Granja.

O curso tem uma carga horária de 32 horas, totalmente teórico, combinando temas como legislação, mobilidade segura e psicologia aplicada ao trânsito. Após cerca de 30 horas de aulas, há um intervalo de 15 dias para a realização de exercícios individuais indicados pelo psicólogo, sempre acompanhados por uma pessoa de confiança.

A última etapa das aulas consiste em um encontro para troca de experiências e avaliação dos avanços, que têm sido bastante positivos, segundo Granja.

Desde sua criação em 2017, já passaram pelo curso 718 motoristas, divididos em 35 turmas. Após uma pausa em 2018, o programa foi retomado em agosto de 2023. Em 2025, foram abertas 10 turmas com a participação de 195 alunos.

Cada turma tem cerca de 20 participantes, e novas turmas podem ser criadas conforme a demanda. O Detran-DF informa que, até o momento, não há registros de programas similares em outras unidades federativas.

As inscrições para o curso podem ser feitas presencialmente na Escola Pública de Trânsito (EPT), com agendamento prévio pelo Portal de Serviços ou pelo aplicativo Detran-DF Digital.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados