Centro-Oeste
Brasilienses enchem a Esplanada e celebram 2026 com 12 minutos de fogos
Ao som de Água Mineral na voz de Carlinhos Brown, fogos de artifício iluminaram a chegada de 2026 na capital do país. Cerca de 30 mil pessoas se reuniram na Esplanada dos Ministérios para assistir, durante cerca de 12 minutos, à queima que marcou a passagem do ano.
Desde as 18h desta quarta-feira (31/12), famílias, amigos, casais e fãs de diversos estilos musicais começaram a ocupar a Esplanada para se despedir de 2025 e celebrar o início do novo ano no principal cartão-postal de Brasília.
Logo no começo da noite, o acesso ao local dos shows contou com revista pessoal e bloqueios, parte do esquema especial organizado pela Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF). Policiais militares fizeram abordagens nos pontos de entrada, enquanto o policiamento foi reforçado em toda a área da Esplanada.
O clima entre o público era de renovação para o ano novo. Entre os presentes estavam Patrícia Rio Douro, 21 anos, e Luan Britto, também 21, que escolheram a Esplanada dos Ministérios para celebrar a virada juntos. Eles se conheceram este ano e viveram a primeira passagem de ano como casal. Patrícia, que mantém a tradição de participar da festa desde 2018, falou com brilho nos olhos sobre a experiência.
“A gente se conheceu este ano e já sinto que é o começo de algo muito especial. Vir aqui juntos na virada é começar 2026 com amor e esperança”, contou.
Luan acrescentou: “Foi um ano que mudou tudo para a gente. Agora, queremos iniciar o novo ano sonhando ainda mais alto… e nosso plano é casar ainda em 2026”, afirmou.
A auxiliar de serviços gerais Edinalva Souza Ramos, 36 anos, natural de Terra Nova (BA), chegou cedo à Esplanada para garantir lugar perto da grade e assistiu à virada ao lado das filhas Estella, 10 anos, e Ester, 8 anos. Morando no Distrito Federal desde 2007, ela mantém há cinco anos a tradição de passar o réveillon na Esplanada e não esconde a admiração por Carlinhos Brown, responsável por animar a virada.
“Sou muito fã dele. Quando soube que ele iria cantar, não pensei duas vezes”, disse.
Autoridades do governo do Distrito Federal também participaram da celebração. A vice-governadora, Celina Leão, marcou presença na Esplanada dos Ministérios, circulou pelo local e conversou com o público durante a virada.
Ao Metrópoles, Celina destacou o clima de confraternização e a importância do evento para a capital. “Que as pessoas do Distrito Federal possam se divertir, independentemente do tamanho do público presente aqui. Tenho certeza de que o DF vai crescer em número de turistas, eventos nacionais e internacionais. Por isso estou presente, e isso se reflete: o espaço está lotado”, afirmou.
Celina Leão também comentou as expectativas para o próximo ano: “Para 2026, a expectativa é continuar com força, vigor e muito trabalho, dando respostas à população do Distrito Federal. Apesar das críticas e dos embates com adversários nos últimos dois anos, sigo focada em mostrar, com ações, o trabalho que estou realizando. Obrigada”, concluiu.
Na programação da Esplanada, na quarta-feira (31/12), as apresentações continuam até as 3h, com shows de Samuel Rocha, Israel & Rodolffo, Carlinhos Brown e Lauana Prado. Já na quinta-feira (1º/1), das 18h às 2h, sobem ao palco Adriana Samartine, Pedro Paulo & Matheus, Belluco, Murilo Huff, Ana Castela e Calcinha Preta.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login