Centro-Oeste
Brasilienses mostram alto nível de felicidade, revela pesquisa
Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF) revelou que 63% dos moradores da capital do país avaliam sua felicidade em 8 ou mais, numa escala de 1 a 10.
Quando perguntados sobre o que os faz felizes, os brasilienses mencionaram espontaneamente elementos como família, saúde, Deus, trabalho, amor e dinheiro. A satisfação com a relação familiar é alta, chegando a 81%, e 56,6% estão satisfeitos com o tempo dedicado ao trabalho.
O estudo apontou várias razões ligadas à felicidade, como estado civil (casado ou morando com alguém), participação em cultos ou missas para sentir pertencimento social, ter emprego e conseguir pagar as contas, não ter excesso de tarefas domésticas, ter tempo para lazer, apoio da família e amigos, sensação de segurança nas ruas e confiança nas pessoas da comunidade, satisfação com a preservação do meio ambiente, boa saúde física e mental, e conhecimento sobre saúde pública.
O tempo para conviver socialmente é um aspecto essencial do bem-estar: 54,4% gostam do tempo com a família, 43% do lazer disponível e 35,2% do tempo com os amigos. Porém, só 17,8% estão satisfeitos com esses três aspectos ao mesmo tempo, mostrando dificuldades em equilibrar vida pessoal e rotina.
Na área da saúde, 47,9% da população praticam exercícios físicos regularmente. Sobre o sono, 24,4% dormem entre 8 e 9 horas por noite, e 51,6% entre 6 e 7 horas.
Manoel Barros, diretor-presidente do IPEDF, explica que a pesquisa ajuda a guiar ações do governo. “Seus resultados orientam decisões e a criação de políticas públicas mais eficazes para os brasilienses”, afirma.
Marcela Machado, diretora de Estudos e Políticas Sociais do IPEDF, destaca a importância de estudar a felicidade. “Ao incluir a felicidade na análise, ampliamos a capacidade do Estado de entender a realidade além dos indicadores tradicionais”, ressalta.
A pesquisa foi feita com 1.705 moradores do Distrito Federal, por telefone, usando uma pesquisa estruturada via Central 156. A felicidade foi analisada em cinco áreas principais: características sociais, renda e padrão de vida, território, relações sociais e uso do tempo, além de saúde e educação.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login